À MESA COM GAUTHIER E TARDIF

conselhos aos professores principiantes

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.54

Mots-clés :

Educação básica, Ensino, Formação docente, Reflexões, Saberes docentes.

Résumé

Este estudo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica comparativa realizada com dois pesquisadores da formação docente: Clermont Gauthier e Maurice Tardif. Com a intenção de olhar os professores principiantes que ocorre no âmbito escolar. O objetivo é construir um diálogo entre os dois teóricos a fim de alinhar-se aos anseios dos professores iniciantes com o propósito de ajuda-los. Como resultado tem-se uma proposição onde são listados conselhos que podem amparar estes professores em seus primeiros anos no magistério. O estudo não se interpreta fechado e nem terminado, mas sim como um preâmbulo ao lembrar que os professores principiantes se mostram ansiosos, conflituosos e inseguros diante de salas de aulas reais onde eles são os responsáveis por organizar o ensino. 

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Biographie de l'auteur-e

Cristianni Antunes Leal, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro-RJ

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2004. Professora da educação básica de Ciências e Biologia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) desde 2006. Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)em 2013 e Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 2017.

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Publié-e

2022-12-29

Comment citer

LEAL, Cristianni Antunes.
À MESA COM GAUTHIER E TARDIF: conselhos aos professores principiantes
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 déc. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12694. Acesso em: 4 déc. 2024.