Dando visibilidade ao povo cigano da Paraíba: resgatando cidadania, garantindo direitos
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.85Mots-clés :
ciganos, direitos, inclusão socialRésumé
Ao pesquisar sobre a escolarização de ciganos na Paraíba, defrontamos experiências formadoras e enriquecedoras. Apresentamos neste artigo uma reflexão gerada a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido em 2014, em duas escolas estaduais localizadas nas proximidades da comunidade cigana de Sousa (sertão da Paraíba). Para apresentar a discussão proposta – a importância de tornar a existência cigana uma realidade visível e valorizada – apresentamos as políticas públicas brasileiras, além das legislações que tenham por público-alvo os ciganos. E nos perguntamos sobre os obstáculos para que esse aparato legal possa ser efetivamente aplicado, tomando o município de Sousa como lócus de pesquisa. A hipótese que nos guiou é que identificaríamos aproximações e discrepâncias entre os aparatos documentais enfocados e as narrativas apresentadas pelos atores envolvidos. Realizamos uma pesquisa de cunho documental e qualitativo, com uma metodologia que abrangeu a revisão bibliográfica, incursões ao campo de pesquisa, contemplando visitas, entrevistas e encontros nas duas escolas pesquisadas. A análise de dados indicou a necessidade de se oferecer aos professores oportunidades de discussões e orientações sobre educação e sua relação com a diversidade. Espera-se com a socialização das ideias aqui postas, ressignificar visõessobre os ciganos, reconhecendo-os como cidadãos brasileiros, com garantias constitucionais e incluídos, por direito, na sociedade brasileira.
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