Na trilha dos viajantes: perspectivas para uma pedagogia da itinerância

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.77

Mots-clés :

ciganos, práticas culturais, cultura escolar, pedagogia da itinerância

Résumé

O estudo tem como objeto as práticas educativas e culturais dos Ciganos Calon, Matchuawa, Roraranê e Kalderash, com o objetivo de compreender os processos educativos reconstruindo sua historicidade no espaço geográfico do Rio Grande do Norte. De natureza qualitativa, a investigação se filia à História da Educação, com ênfase na História Social, ao evidenciar um fenômeno social, cultural e educativo. O trabalho tem sua relevância em proporcionar novas reflexões acerca dos modos de vida cigana e itinerante, bem como em reconhecer alternativas de interação humana com os sujeitos da diversidade, que se encontram em quase todo o território nacional, e, em específico, no RN, embora ainda estejam excluídos das salas de aula do nosso país. Além disso, possibilita construir referências para possíveis mudanças, contribuindo para o enfrentamento ao preconceito e para a construção de uma educação de qualidade social embasada numa pedagogia da itinerância, oportunizando o debate para melhor compreender as relações étnico-raciais e a diversidade presente em nosso país. 

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Flávio José de Oliveira Silva, Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte

Professor, pedagogo, especialista em educação. Mestre e doutor em educação pela UFRN, consultor em educação, membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN, coordenador estadual de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação e Coordenador Estadual da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos.

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Publié-e

2025-02-18

Comment citer

SILVA, Flávio José de Oliveira.
Na trilha dos viajantes: perspectivas para uma pedagogia da itinerância
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 18 févr. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25529. Acesso em: 10 mars 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação e Diversidade: o olhar sobre as comunidades ciganas