Cultura material escolar: reflexões sobre a pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.74Parole chiave:
cultura material escolar, simbologia, cultura de massasAbstract
Tomando como referência o conceito de cultura material escolar, o artigo busca encaminhar uma reflexão que sistematize, tanto as potencialidades já evidenciadas na pesquisa histórica em educação que tem contribuído com a temática, quanto os desafios que se apresentam para pesquisas futuras. Parte-se do conceito de cultura escolar, no qual insere-se a observação da dimensão material, tanto no seu aspecto pedagógico quanto simbólico. A dimensão simbólica, assim como a relação com a emergência da cultura de massas como fenômeno histórico, ganha relevância nessa análise. Buscamos apontar os horizontes de articulação com a produção e circulação de mercadorias, quanto a emergência da cultura de massas como âmbitos a serem aprofundados na pesquisa relativa a essa temática.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABBOUD, Georges. O processo civilizador e os direitos fundamentais. História e Cultura, Franca, v.4, n. 3, p. 140-155, dez. 2015. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1696 Acesso em: 29 nov. 2024.
BEATO, Carlos. Os primeiros passos das disciplinas de ciências nos Liceus: materiais, manuais e programas. In: MOGARRO, Maria João (coord.). Educação e património cultural: escolas, objetos e práticas. Lisboa: Edições Colibri, 2015, p. 171-201.
BENCOSTTA, Marcus Levy Albino (org.). História da Educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.
ESCOLANO BENITO, Agustin. Arqueología y rituales de la escuela. In: MOGARRO, Maria João (coord.). Educação e património cultural: escolas, objetos e práticas. Lisboa: Edições Colibri, 2015, p. 45-60.
SILVA, Vera Lucia Gaspar da; SOUZA, Gizele de; CASTRO, Cézar Augusto (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018.
GOMES, Inês. Instrumentos, objetos e coleções como fontes para a história do ensino das ciências. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, v. 26, n. 4, p. 1211-1222, out./dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/ygfQywJYjrc78KT7Hppp7RD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 out. 2024.
GONÇALVES, Rita de Cássia. A arquitetura como uma dimensão material das culturas escolares. In: SILVA, Vera Lucia Gaspar da; PETRY, Marilia Gabriela (org.). Objetos da escola: Espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina – séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 27-62.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Sociedade Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279 Acesso em 29 nov. 2024.
LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. (Colección Sur Sur) Disponível em: https://libreria.clacso.org/publicacion.php?p=164&c=13 Acesso em: 20 nov. 2024.
MOLLIER, Jean-Yves. A história do livro e da edição: um observatório privilegiado do mundo mental dos homens do século XVIII ao século XX. Varia Historia, Belo Horizonte, v. 25, n. 42, p. 521-537, jul/dez. 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3844/384434829008.pdf. Acesso em: 29 nov. 2024.
MONARCHA, Carlos. Escola Normal da Praça: o lado noturno das luzes. 1994. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1994.
NEVES, Cristiane Kozlowsky. O ensino de História e a formação das professoras na Escola Normal de Niterói nos primórdios da República (1896-1899). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
PETIK, Valéria Cristina Ferrari; ROYER, Marcia Regina; ZANATTA, Shalimar Calegari. História das pesquisas em ensino de ciências no Brasil: do Brasil Colônia ao século XX. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, São Paulo: PUC-SP, v. 27 Especial, p. 327-342, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/64342. Acesso em: 12 out. 2024.
PETRY, Marilia Gabriela. Museu escolar: o que dizem os inventários (Santa Catarina / 1941-1942). In: SILVA, Vera Lucia Gaspar da; PETRY, Marilia Gabriela (org.). Objetos da escola: Espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina – séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 79-101.
RIBEIRO, Ivanir; SOUZA, Luani de Liz. Corpos escolares, leitura de imagens: o uniforme escolar na Escola Técnica Federal de Santa Catarina – 1964 a 1985. In: SILVA, Vera Lucia Gaspar da; PETRY, Marilia Gabriela (org.). Objetos da escola: Espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina – séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 203-221.
ROCHA, Heloisa Helena Pimenta. Higienismo e cultura material escolar: nota sobre a invenção dos objetos e de suas funções. In: SILVA, Vera Lucia Gaspar da; SOUZA, Gizele de; CASTRO, Cézar Augusto (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018, p. 215-241.
SANTOS, William Rossani dos; GALLETTI, Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes. História do ensino de ciências no Brasil: do período colonial aos dias atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, e-39233, p. 1-36, jan./dez. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/39233. Acesso em: 12 out. 2024.
SILVA JUNIOR, Humberto Alves. Indústria cultural e ideologia. Caderno CRH, Salvador, v. 32, n. 87, p. 505-5015, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/fvQJ8CRpyVb4jfQMGjWW4CD/?lang=pt. Acesso em: 24 nov. 2024.
VEIGA, Cynthia Greive. A história da escola como fenômeno econômico: diálogos com a história da cultura material, sociologia econômica e história social. In: SILVA, Vera Lucia Gaspar da; SOUZA, Gizele de; CASTRO, Cézar Augusto (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018, p. 29-66.
VIDAL, Diana Gonçalves. Por uma pedagogia do olhar: os museus escolares no fim do século XIX. In: VIDAL, Diana Gonçalves; SOUZA, Maria Cecilia Christiano (org.). A memória e a sombra. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 107-116.
VIDAL, Diana Gonçalves. O Museu Escolar Brasileiro: Brasil, Portugal e França no âmbito de uma história conectada (final do século XIX). In: FERNANDES, Rogério; LOPES, Alberto; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.). Para a compreensão da história da infância. v. 1. Porto: Campo das Letras, 2006, p. 239-264.
VIDAL, Diana Gonçalves. A invenção da modernidade educativa: circulação internacional de modelos pedagógicos, sujeitos e objetos no Oitocentos. In: CURY, Cláudia Engler; MARIANO, Serioja Cordeiro (org.). Múltiplas visões: cultura histórica no Oitocentos. João Pessoa: Editora UFPB, 2009, p. 39-58.
VIDAL, Diana Gonçalves. História da educação como arqueologia: cultura material escolar e escolarização. Linhas, Florianópolis: UDESC, v. 18, n. 36, p. 251-272, jan./abr. 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017251/ Acesso em: 20 nov. 2024.
VIDAL, Diana Gonçalves; ALCÂNTARA, Wiara Rosa. História econômica da escola: uma abordagem antropológica em circuito transnacional (1870-1910). São Paulo: Editora UNESP / SBHE, 2024. (Coleção Diálogos em História da Educação)
WOLF, Eric. Europa y la gente sin historia. 2ª ed., México: Fondo de Cultura Económica, 2005. Disponível em: https://archive.org/details/wolf-eric-r-.-europa-y-la-gente-sin-historia-ocr-2005. Acesso em: 20 nov. 2024.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.