Maria Marina Dias Cavalcante: memórias da trajetória formativa para a docência (1954-2015)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25929Parole chiave:
Marina Cavalcante, biografia, história da educação, mulheres educadoras, trajetória formativaAbstract
A pesquisa está inserida no campo da História da Educação e trata da biografia de uma mulher educadora. Objetivou-se compreender historicamente o percurso formativo da professora Maria Marina Dias Cavalcante e da sua atuação profissional finalizada na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trata-se de uma pesquisa do tipo biográfica, amparada teoricamente nos pressupostos da História Cultural, que foi desenvolvida a partir da metodologia da História Oral, na qual utilizou-se como técnica de coleta da fonte oral, entrevista livre em História Oral. Os resultados apontaram que Marina Dias nasceu no interior do Ceará, na cidade de Monsenhor Tabosa, na década de 1940, e teve acesso às primeiras letras ainda em casa com o auxílio de sua irmã mais velha. Em sua trajetória formativa institucionalizada, iniciou o ensino primário em uma escola multisseriada e, posteriormente, foi transferida para a única Escola Reunida da cidade. Frequentou ainda internatos e Grupos Escolares no interior cearense, além do curso Normal da Escola Doméstica de Fortaleza, que lhe habilitou para o início de sua docência em escolas estaduais. Além disso, cursou Pedagogia, mestrado e doutorado, o que lhe abriu possibilidades para atuar em cargos de docência e gestão em Escolas Estaduais e na Educação Superior, mas foi na Universidade Estadual do Ceará, no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, onde se destacou por contribuir com a formação de professores.
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