A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO VIVIDO

uma perspectiva crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.49

Palavras-chave:

Espaço vivido, Escola, Educação básica

Resumo

O objetivo desse artigo consiste em refletir sobre a forma como a perspectiva crítica do conceito de espaço vivido pode atribuir valor e colaborar para a compreensão da realidade da escola básica. Com base em pesquisa bibliográfica referente aos principais conceitos inerentes à pesquisa, na qual se destacaram as obras de Lefebvre (2013), Frémont (1980), Carlos (1996), Callai (2009), Canário (2005) e Gatti (1993), foi possível compreender que o espaço vivido consiste numa dimensão do espaço social não alheia a condicionantes estabelecidos em outras esferas, mas que privilegia a experiência dos sujeitos concretos, favorecendo a análise crítica da realidade do ponto de vista dos diretamente interessados e necessitados dela. Com isso, também demonstra grande aplicabilidade nos estudos educacionais, possibilitando a análise de aspectos relativos à vida cotidiana dos alunos na escola, por conseguinte, a concepção de espaço vivido é indispensável ao reconhecimento das problemáticas vivenciadas no dia a dia da escola, servindo à busca por igualdade e pelo direito à educação.

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Biografia do Autor

Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Pedagoga e Licenciada em Geografia, Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão e Mestranda em Currículo e Gestão da Educação Básica pela Universidade Federal do Pará  (UFPA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE).

Amélia Maria Araújo Mesquita, Universidade Federal do Pará

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal do Pará, atuando no Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) e no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/NEB/UFPA). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infâncias e Educação (INFANCE).

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

RIBEIRO, Larissa Oliveira Mesquita; MESQUITA, Amélia Maria Araújo.
A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO VIVIDO: uma perspectiva crítica
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 Dez 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16233. Acesso em: 24 nov 2024.