Jogos como ferramentas de ensino de histórias ciganas: aplicação e implementação do jogo “A última canção de Birkenau”
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.83Palavras-chave:
jogos educacionais, história, holocausto cigano, RPGResumo
Este artigo apresenta a aplicação e avaliação do jogo educacional “A Última Canção de Birkenau”, desenvolvido para ensinar sobre o genocídio cigano empreendido pelos nazistas no século XX. A pesquisa foi realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, visando promover uma educação inclusiva e diversificada. A metodologia incluiu a aplicação do jogo e a coleta de dados sobre o conhecimento prévio dos alunos, seguido de uma avaliação da aprendizagem após a atividade. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes reconheceu a eficácia do jogo na aquisição de novos conhecimentos sobre as práticas de extermínio nazistas e a história cigana, evidenciando o potencial dos jogos como ferramentas pedagógicas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 3 set. 2019.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 nov. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 nov. 2024.
BRASIL. Presidência da República. Decreto de 25 de maio de 2006. Institui o Dia Nacional do Cigano. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 26 maio 2006. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Dnn/Dnn10153.htm. Acesso em: 27 jan. 2025.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10639.htm. Acesso em: 27 jan. 2025.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 11 mar. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 27 jan. 2025.
COELHO. Eduardo Vinícius Guimarães de Souza. Órfãos do Fogo: jogo em tabuleiro cooperativo ambientado no Brasil do século XIX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
COSTA, Elisa Maria Lopes da. Contributos ciganos para o povoamento do Brasil (séculos XVI-XIX). Revista Arquipélago – História, Brasilia, DF, 2005. Disponível em: https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/416/1/Elisa_Costa_p153-181.pdf. Acesso em: 12 nov. 2024.
GOMES, Alex Sandro; GOMES, Claudia Roberta Araújo. Estrutura do Método científico: Por uma epistemologia da Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig (org.). Metodologia de pesquisa científica em informática na educação: concepção de pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1).
HANCOCK, Ian. The roots of anti-gypsyism. In: GOLDFARB, Maria Patícia; TOYANSK, Marcos; OLIVEIRA, Luciana de (org.). Ciganos: olhares e perspectivas. João Pessoa: Editora UFPB, 2019.
HEVNER, Alan. A three cycle view of design science research. Scandinavian Journal of Information Systems, [s. l.], v. 19, n. 2, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/254804390_A_Three_Cycle_View_of_Design_Science_Research. Acesso em: 12 nov. 2024.
KENRIK, Donald; PUXON, Grattan. Os ciganos sob o domínio da suástica. Lisboa: Centre de Recherches Tsiganes Secretariado Entreculturas, 1995. (Coleção interface).
MARTINEZ, Nicole. Os ciganos. Campinas: Papirus, 1989.
MOONEN, Frans. Anticiganismo e políticas ciganas na Europa e no Brasil. Recife: Mimeo, 2012.
PIMENTEL, Mariano; FILIPPO, Denise; SANTORO, Flávia Maria. Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig. (org.). Metodologia de pesquisa científica em informática na educação: concepção de pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1). Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-1/. Acesso em: 12 nov. 2024.
ROMÁN, Teresa San. La diferencia inquietante: viejas y nuevas estratégias culturales de los gitanos. Madrid: Siglo XXI de España Editores, 1997.
SAVI, Rafael; VON WANGENHEIM, Christiane Gresse; ULBRICHT, Vania; VANZIN, Tarcisio. Proposta de um modelo de avaliação de jogos educacionais. Revista Renote, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18043. Acesso em: 15 nov. 2024.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH. Acesso em: 12 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.