Jogos como ferramentas de ensino de histórias ciganas: aplicação e implementação do jogo “A última canção de Birkenau”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.83

Palavras-chave:

jogos educacionais, história, holocausto cigano, RPG

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação e avaliação do jogo educacional “A Última Canção de Birkenau”, desenvolvido para ensinar sobre o genocídio cigano empreendido pelos nazistas no século XX. A pesquisa foi realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, visando promover uma educação inclusiva e diversificada. A metodologia incluiu a aplicação do jogo e a coleta de dados sobre o conhecimento prévio dos alunos, seguido de uma avaliação da aprendizagem após a atividade. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes reconheceu a eficácia do jogo na aquisição de novos conhecimentos sobre as práticas de extermínio nazistas e a história cigana, evidenciando o potencial dos jogos como ferramentas pedagógicas. 

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Biografia do Autor

Lucas Medeiros de Araújo Vale, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em História (UFRN). Mestre em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/IMD/UFRN). Professor de História e Cultura Digital.

Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciências da Computação (UFRN). Mestre e Doutor em Engenharia da Computação (UFRN). Professor Associado da UFRN. Pesquisador e coordenador dos Laboratórios de Automação e Robótica (LAR) e de Tecnologias Educacionais, Assistivas e Multimídia (TEAM).

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

VALE, Lucas Medeiros de Araújo; BURLAMAQUI, Aquiles Medeiros Filgueira.
Jogos como ferramentas de ensino de histórias ciganas: aplicação e implementação do jogo “A última canção de Birkenau”
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–27, 18 Fev 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24342. Acesso em: 10 mar 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Diversidade: o olhar sobre as comunidades ciganas