Estudos sobre políticas, práticas pedagógicas e pensamento social em contexto pandêmico e contexto pós-pandêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e25671

Palavras-chave:

pandemia, pós-pandemia, políticas públicas, formação, espaços não escolares

Resumo

Este artigo apresenta dois estudos, sendo o primeiro desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade (Gepemdecc) da Universidade do Sudoeste da Bahia; e o segundo, no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação, Representações e Sustentabilidade (Gipres) da Universidade do Estado da Bahia, durante o contexto pandêmico e contexto pós-pandêmico, com ênfase nas políticas, práticas pedagógicas e pensamento social. O primeiro problematiza a Educação do Campo na Bahia e pela abordagem da teoria marxista objetiva investigar as políticas e práticas educacionais nas escolas do campo na Bahia ocorridas no período da pandemia da COVID-19 e pós-pandemia. O segundo, parte da realidade social que apresenta, na sua complexidade a subjetivação de jovens periféricos que se reconhecem e se identificam por meio das potencialidades de suas experiências e práticas socioeducativas. Busca apreender o pensamento social desses jovens sobre o COVID-19, a fim de contribuir para orientação de práticas pedagógicas nas escolas de periferias urbanas. Utilizam pesquisa qualitativa e de abordagem documental e empírica que investigaram por um lado, professores, gestores, coordenadores das escolas do campo, e por outro lado, jovens das periferias de Salvador-Bahia. Os resultados do primeiro apontam as preocupações em relação às políticas públicas educacionais de formação de professores do campo; e do segundo, aponta como as representações sociais construídas por jovens periféricos permitiram explorar possibilidades de articulações interinstitucionais
e intersubjetivas na relação de conhecimentos emergentes das práticas e experiências para a formação de professores das periferias urbanas. 

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Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutorado em Educação e Movimentos Sociais pela UNESP, Doutora e Mestre em Educação (FAE/UFMG). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da UESB (PPGEd/Uesb); Profa. do PPGE/UESC; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc/CNPq.

Natanael Reis Bomfim, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Aberta de Portugal, Pós-Doutor em Educação e Turismo pela Universidade de Paris 1, Doutor em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal - Canadá/Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaaneidade (PPGEDUC)/Pesquisador Associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed)/Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações, Educação e Sustentabilidade (GIPRES) |nrbomfim@uneb.br 

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

SANTOS, Arlete Ramos dos; BOMFIM, Natanael Reis.
Estudos sobre políticas, práticas pedagógicas e pensamento social em contexto pandêmico e contexto pós-pandêmicos
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–32, 18 Set 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25671. Acesso em: 12 out 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2: Políticas e práticas pedagógicas em contexto pandêmico e pós-pandêmico

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