Formação continuada e prática pedagógica de professores de educação física: um estado do conhecimento sobre as tendências metodológicas e temáticas de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25691

Palavras-chave:

estado do conhecimento, formação continuada, prática pedagógica, educação física, pesquisa

Resumo

A Formação Continuada (FC) e a Prática Pedagógica (PP) de professores de Educação Física (EFI) estão correlacionadas ao desenvolvimento profissional docente e têm se constituído em temas recorrentes de pesquisa. Para compreender esse cenário, este artigo tem como objetivo mapear e descrever os aspectos metodológicos e os temas abordados nas pesquisas sobre FC e PP de professores de EFI, bem como refletir sobre eles. É uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento e considera dissertações e teses entre 2014 e 2024, constantes no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir do corpus de análise, com auxílio do software ATLAS.ti, apresenta-se um conjunto de dados sistematizados, seguindo a metodologia do Estado do Conhecimento, que contempla a Bibliografia Anotada, a Sistematizada, a Categorizada e a Propositiva. Esses dados refletem o movimento da produção do conhecimento científico no período analisado, contribuindo para a compreensão das tendências e perspectivas para futuras pesquisas. Os dados indicam, predominantemente, pesquisas com abordagem qualitativa, caracterizadas, quanto aos objetivos, como descritivas e exploratórias. Quanto aos procedimentos, destacam-se a pesquisa-ação e os estudos de caso, envolvendo expressivamente professores de EFI como colaboradores. Considerados transitórios, esses dados se interseccionam com a perspectiva de que a FC seja uma ação propositiva para alicerçar as pesquisas, enquanto a PP é analisada como a ação docente, contemplando temáticas e abordagens que interpelam o cotidiano escolar e as práticas dos professores, abrindo espaço para novas pesquisas que aprofundem questões específicas do contexto da EFI escolar.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Dalla Valle, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná - UNICS (2005), Especialização em Ação Interdisciplinar e os Paradigmas Atuais da Educação com Ênfase em Educação Física Escolar - UNIFACVEST (2006), Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2023), Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, (2020), Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Joaçaba na linha de processos Educativos (2021...). Realizou Programa Intercalar de Doutoramento em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Portugal (2023-2024), sob orientação do Professor Doutor António Nóvoa Pesquisador do grupo de Pesquisas Formação Docente e Práticas de Ensino, sediado no PPGED da UNOESC. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologias e Formação de Professores (ITECFOP).Pesquisador do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GIEPES, sediado no FE da Unicamp. Pesquisador da da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Educação Superior sediado no PPGED da UFSM. Servidor do magistério público estadual de Santa Catarina, lotado na Coordenadoria Regional de Educação de Seara. Bolsista CAPES - Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (Novembro de 2024 a Fevereiro de 2025).Tem experiência nas áreas Esporte e Educação, com ênfase em Educação, Educação Especial, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, educação física, contexto escolar, formação continuada, administração e gestão em educação e esporte, educação especial, organização de eventos esportivos

Jacques de Lima Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Realizou estágio de pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto, em Portugal, e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. É doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na linha de pesquisa em Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química, é licenciado em Pedagogia e Biologia, e graduado em Medicina Veterinária. Sua trajetória profissional abrange a área da educação, com ênfase no ensino superior, tanto presencial quanto a distância, diante das seguintes temáticas: ambientes virtuais de aprendizagem, utilização de meios tecnológicos na ação docente e formação continuada de professores. Atuou como professor nas licenciaturas em Pedagogia, Sociologia, Educação Especial e Educação Física, além de ter sido coordenador da Licenciatura em Pedagogia. Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre formação de professores, tecnologias e inovação na educação. Seus principais temas de investigação incluem a formação de professores em diferentes níveis e modalidades de ensino, o uso de tecnologias e metodologias educacionais inovadoras e a pesquisa qualitativa em educação. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), atuando na linha de pesquisa em Processos Educativos, e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Formação de Professores (ITECFOP).

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

VALLE, Paulo Roberto Dalla; FERREIRA, Jacques de Lima.
Formação continuada e prática pedagógica de professores de educação física: um estado do conhecimento sobre as tendências metodológicas e temáticas de pesquisa
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 1–30, 26 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25691. Acesso em: 15 ago 2025.

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Seção

Artigos