Formação continuada e prática pedagógica de professores de educação física: um estado do conhecimento sobre as tendências metodológicas e temáticas de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25691Parole chiave:
estado do conhecimento, formação continuada, prática pedagógica, educação física, pesquisaAbstract
A Formação Continuada (FC) e a Prática Pedagógica (PP) de professores de Educação Física (EFI) estão correlacionadas ao desenvolvimento profissional docente e têm se constituído em temas recorrentes de pesquisa. Para compreender esse cenário, este artigo tem como objetivo mapear e descrever os aspectos metodológicos e os temas abordados nas pesquisas sobre FC e PP de professores de EFI, bem como refletir sobre eles. É uma pesquisa do tipo Estado do Conhecimento e considera dissertações e teses entre 2014 e 2024, constantes no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir do corpus de análise, com auxílio do software ATLAS.ti, apresenta-se um conjunto de dados sistematizados, seguindo a metodologia do Estado do Conhecimento, que contempla a Bibliografia Anotada, a Sistematizada, a Categorizada e a Propositiva. Esses dados refletem o movimento da produção do conhecimento científico no período analisado, contribuindo para a compreensão das tendências e perspectivas para futuras pesquisas. Os dados indicam, predominantemente, pesquisas com abordagem qualitativa, caracterizadas, quanto aos objetivos, como descritivas e exploratórias. Quanto aos procedimentos, destacam-se a pesquisa-ação e os estudos de caso, envolvendo expressivamente professores de EFI como colaboradores. Considerados transitórios, esses dados se interseccionam com a perspectiva de que a FC seja uma ação propositiva para alicerçar as pesquisas, enquanto a PP é analisada como a ação docente, contemplando temáticas e abordagens que interpelam o cotidiano escolar e as práticas dos professores, abrindo espaço para novas pesquisas que aprofundem questões específicas do contexto da EFI escolar.
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