Políticas públicas de financiamento universitário na Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e26127

Palavras-chave:

ensino superior, financiamento docente, financiamento universitário, políticas públicas

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é analisar as políticas públicas de financiamento universitário na Argentina durante a última década, considerando seu impacto no acesso, na permanência e na qualidade do ensino superior. A pesquisa adota uma metodologia histórico-descritiva, que combina a análise comparada de dados primários de matrícula e de sistemas de bolsas em duas universidades públicas da região Nuevo Cuyo com a revisão qualitativa de programas e políticas nacionais voltadas para a garantia da qualidade e para o fortalecimento docente. Os resultados demonstram um aumento contínuo da matrícula universitária, impulsionado pela criação de novas instituições e cursos que ampliaram a cobertura territorial e permitiram o ingresso de uma primeira geração de estudantes universitários. Destaca-se também a relevância das bolsas de estudo, nacionais e institucionais, para apoiar trajetórias em contextos de vulnerabilidade, ainda que sua incidência orçamentária seja limitada diante das demandas existentes. Por fim, os programas especiais de financiamento docente contribuíram para consolidar a oferta acadêmica e atender às exigências dos primeiros anos de formação. Conclui-se que a década analisada pode ser considerada um período de avanços significativos em direção à inclusão e à equidade educacional, em que o financiamento público reafirmou o caráter da universidade argentina como direito social e motor de desenvolvimento regional e cultural. 

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Biografia do Autor

Marcelo Fabián Vitarelli, Universidad Nacional de San Luis - Facultad de Ciencias Humanas

Mestrado em Educação, foi professor e graduado em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de San Luis, na Argentina. Lecionou economia e educação, bem como organização social do trabalho e da educação. Publicou inúmeras publicações acadêmicas nacionais e internacionais, além de livros e artigos sobre temas como economia, sociedade e educação.   With a Master's degree in Education, he was a teacher and holds a degree in Educational Sciences from the National University of San Luis in Argentina. He taught economics and education, as well as the social organization of work and education. He has published numerous national and international academic

Publicado

2025-09-18

Como Citar

VITARELLI, Marcelo Fabián; OLMOS, Alicia Eugenia.
Políticas públicas de financiamento universitário na Argentina
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–32, 18 Set 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/26127. Acesso em: 12 out 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2: Políticas e práticas pedagógicas em contexto pandêmico e pós-pandêmico