Políticas públicas de financiamento universitário na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e26127Palavras-chave:
ensino superior, financiamento docente, financiamento universitário, políticas públicasResumo
O objetivo principal deste trabalho é analisar as políticas públicas de financiamento universitário na Argentina durante a última década, considerando seu impacto no acesso, na permanência e na qualidade do ensino superior. A pesquisa adota uma metodologia histórico-descritiva, que combina a análise comparada de dados primários de matrícula e de sistemas de bolsas em duas universidades públicas da região Nuevo Cuyo com a revisão qualitativa de programas e políticas nacionais voltadas para a garantia da qualidade e para o fortalecimento docente. Os resultados demonstram um aumento contínuo da matrícula universitária, impulsionado pela criação de novas instituições e cursos que ampliaram a cobertura territorial e permitiram o ingresso de uma primeira geração de estudantes universitários. Destaca-se também a relevância das bolsas de estudo, nacionais e institucionais, para apoiar trajetórias em contextos de vulnerabilidade, ainda que sua incidência orçamentária seja limitada diante das demandas existentes. Por fim, os programas especiais de financiamento docente contribuíram para consolidar a oferta acadêmica e atender às exigências dos primeiros anos de formação. Conclui-se que a década analisada pode ser considerada um período de avanços significativos em direção à inclusão e à equidade educacional, em que o financiamento público reafirmou o caráter da universidade argentina como direito social e motor de desenvolvimento regional e cultural.
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