OS TRANSTORNOS MENTAIS SOB DUAS LENTES: pertinência do cinema à compreensão do jornalismo
Palavras-chave:
Cinema, Telejornalismo, Ensino de jornalismo, Representações narrativasResumo
O artigo ressalta a importância em se estudar a gramática do cinema para uma compreensão mais efetiva da linguagem de telejornais. Acreditamos ser oportuna essa reflexão considerando o pressuposto de que, nas duas situações de uso das tecnologias do audiovisual, há uma representação, e não um espelho da realidade, de modo que estabelecer comparações entre um filme e uma reportagem monotemáticos, voltados à questão dos transtornos mentais, amplia o aprendizado teórico-conceitual para os estudantes vinculados aos cursos de jornalismo.
Palavras-chave: Cinema. Telejornalismo. Ensino de jornalismo. Representações narrativas.
Abstract
The article emphasizes the importance of studying the grammar of cinema for a more effective understanding of the language of television news. We believe that this reflection is timely considering the assumption that, in the two situations of use of audiovisual technologies, there is a representation, not a mirror of reality, in order to establish comparisons between a film and report monothematics, focused on the issue of mental desorders, broad the theoretical-conceptual learning for students linked to journalism courses.
Keywords: Journalism. Cinema. Journalism teaching. Narrative representations.
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