O ser qualquer no documentário brasileiro contemporâneo: notas sobre experimentações estético-políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n27.2021.14

Palavras-chave:

Cinema, documentário, ser qualquer.

Resumo

Tendo por base a teoria de Agamben sobre o “ser qualquer”, este trabalho busca mostrar os modos como o documentário brasileiro contemporâneo tem buscado registrar o homem ordinário em sua singularidade. Uma série de transformações ocorridas em especial nas últimas três décadas, levou a um amadurecimento do olhar do realizador brasileiro. Há um abandono da posição paternalista sobre o “homem do povo” adotada por vários cineastas ao longo dos anos. Uma série de experimentações estéticas vêm sendo gestadas, propondo um cinema potente na sua dimensão política.


"Being Any" In Contemporary Brazilian Documentary: notes on aesthetic-political experiments

Abstract


Based on Agamben's theory of "being any", this work seeks to show the ways in which contemporary Brazilian documentary has sought to register the ordinary man in his singularity. A series of transformations occurred especially in the last three decades, led to a maturation of the Brazilian director's eyes. There is an abandonment of the paternalistic position on the "man of the people" adopted by several filmmakers over the years. A series of aesthetic experiments have been developed, proposing a powerful cinema in its political dimension.

Keywords: Cinema; documentary; being any.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Ângela Farias Gomes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutora em Comunicação (Unisinos), pósdoutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC. Professora do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Leandro Alves da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Cinema pelo Programa Interdisciplinar de Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduado em Produção Audiovisual pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (PB) e administração pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). É realizador e professor de oficinas de formação em audiovisual.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

GOMES, Ana Ângela Farias; SILVA, Leandro Alves da.
O ser qualquer no documentário brasileiro contemporâneo: notas sobre experimentações estético-políticas
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 27, p. 285–309, 25 Jun 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/16606. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos