O ser qualquer no documentário brasileiro contemporâneo: notas sobre experimentações estético-políticas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n27.2021.14Palavras-chave:
Cinema, documentário, ser qualquer.Resumo
Tendo por base a teoria de Agamben sobre o “ser qualquer”, este trabalho busca mostrar os modos como o documentário brasileiro contemporâneo tem buscado registrar o homem ordinário em sua singularidade. Uma série de transformações ocorridas em especial nas últimas três décadas, levou a um amadurecimento do olhar do realizador brasileiro. Há um abandono da posição paternalista sobre o “homem do povo” adotada por vários cineastas ao longo dos anos. Uma série de experimentações estéticas vêm sendo gestadas, propondo um cinema potente na sua dimensão política.
"Being Any" In Contemporary Brazilian Documentary: notes on aesthetic-political experiments
Abstract
Based on Agamben's theory of "being any", this work seeks to show the ways in which contemporary Brazilian documentary has sought to register the ordinary man in his singularity. A series of transformations occurred especially in the last three decades, led to a maturation of the Brazilian director's eyes. There is an abandonment of the paternalistic position on the "man of the people" adopted by several filmmakers over the years. A series of aesthetic experiments have been developed, proposing a powerful cinema in its political dimension.
Keywords: Cinema; documentary; being any.
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