A vida e o vídeo: a teoria de Carlos Nader
DOI:
https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.27Palavras-chave:
Teoria do cineaste, Carlos Nader, audiovisual, arquivo.Resumo
A partir dos estudos cinematográficos da teoria do cineasta, o presente artigo investiga a prática artística de Carlos Nader. Vencedor do Festival É Tudo Verdade de 2008, 2014 e 2015, Nader é um dos documentaristas mais premiados nas últimas décadas no Brasil. Por meio de filmes, escritos e algumas entrevistas do cineasta, elaboramos três conceituações. Trata-se de uma teoria que traz reflexões instigantes sobre a produção audiovisual no mundo contemporâneo, e aposta numa relação indissociável entre a vida e vídeo. Nesse sentido, a teoria de Carlos Nader pode contribuir para os estudos com essa temática, sobretudo no campo da Comunicação.
Life and vídeo: Carlos Nader’s theory
Abstract
Based on cinematographic studies of filmmaker theory, this article investigates Carlos Nader's artistic practice. Winner of the É Tudo Verdade Festival in 2008, 2014 and 2015, Nader is one of the most awarded documentarians in Brazil in recent decades. Through films, writings and some interviews with the filmmaker, we elaborated three concepts. It is a theory that brings intriguing reflections on audiovisual production in the contemporary world, and bets on an inseparable relationship between life and video. In this sense, Carlos Nader's theory can contribute to studies on this theme, especially in the field of Communication.
Keywords: Filmmaker’s theory; Carlos Nader; audiovisual; archive.
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