Assédio sexista no ambiente acadêmico e o caso midiatizado da UFCG: as redes sociais como aliadas na militância online
DOI:
https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.25Palavras-chave:
Redes sociais, caso midiatizado, circuitos de circulação, militância online, agendamento.Resumo
O assédio sexista — comportamento discriminatório por sexo ou gênero, expondo alguém a uma situação degradante —,traz consequências negativas também no ambiente acadêmico. Este artigo analisa a circulação da notícia de um caso de assédio ocorrido na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em outubro de 2020, a partir de comentários no Instagram. Para tanto, reconstitui o caso midiatizado, mostrando os circuitos de circulação e as consequências para o desenlace do fato. A base teórica traz conceitos de midiatização e circulação. Como resultados, tem-se que as enunciações nesses circuitos culminaram num movimento de militância online para a tomada de decisões por parte das autoridades acadêmicas.
Sexist harassment in the academic environment and the mediated case of UFCG: social networks as allies in online militancy
Abstract
Sexist harassment — discriminatory behavior by sex or gender, exposing someone to a degrading situation — has negative consequences also in the academic environment. This article analyzes the circulation of news about a case of harassment that occurred at the Federal University of Campina Grande (UFCG) in October 2020, based on comments on Instagram. Therefore, it reconstructs the mediatized case, showing the circulation circuits and consequences for the outcome of the fact. The theoretical basis brings concepts of mediatization and circulation. As a result, we have that the enunciations in these circuits culminated in an online militancy movement for decisionmaking by academic authorities.
Keywords: Social networks; mediatized case; ciculatino circuits; online militancy; scheduling.
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