A POLÍTICA DA MARANHENSIDADE: REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS E CENÁRIOS SOCIOCULTURAIS
Palavras-chave:
maranhensidade, identidade, política cultural, cultura popular, discurso.Resumo
RESUMO: A proposta deste trabalho é evidenciar as estratégias de tradução midiática do universo discursivo da política da “maranhensidade” e seus possíveis efeitos de sentido. Para isso foi feita a análise das campanhas publicitárias das duas maiores festas populares do Maranhão, Carnaval e São João, realizadas em 2007. Os referenciais teóricos utilizados são: os Estudos Culturais, com sua abordagem culturalista das formas, práticas e instituições
culturais; a Teoria Social dos Discursos, metodologia de reconstrução das estratégias discursivas adotadas por determinadas instâncias sociais na produção de sentidos.
PALAVRAS-CHAVE: maranhensidade; identidade; política cultural; cultura popular; discurso.
ABSTRACT: The proposal of this work is to evidence the universe of the discourse of aranhensidade’s politics by analyzing its media translation strategies and meaning effects. The analysis object is the advertising campaigns of the two bigger Maranhão people parties, “Carnival” and “São João”, happened in 2007. The theoretical references are: the Cultural Studies, with the culturalistic research of the cultural forms and cultural institutions; and the Social Theory of Discourse, method of linguistic strategies reconstruction adopted by determined social instances in the meaning production.
KEYWORDS: maranhensidade; identity; cultural politics; people culture; discourse.
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