A PROFISSÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS NO CINEMA: estudo sobre a narrativa Wag the dog (1997)
Palavras-chave:
Relações Públicas, Cinema, Narrativa, Wag the dog, Representação Social.Resumo
RESUMO: Pretende-se descortinar a representação social do profissional de Relações Públicas no cinema, adotando como objeto de estudo a narrativa Wag the dog (1997) através de análise de conteúdo e de análise fílmica. Discute-se a imagem e a identidade profissional do RP na sociedade, valendo-se do conceito e dos processos de representação social cunhados por Serge Moscovici. Os resultados mostram uma série de perspectivas que reiteram estereótipos sociais acerca da atividade, frequentemente associando a profissão à manipulação da opinião pública e à utilização de fatos inventados para maquiar a realidade, retratando tais aspectos como características intrínsecas ao profissional.
PALAVRAS-CHAVE: Relações Públicas; Cinema; Narrativa; Wag the dog; Representação Social.
ABSTRACT: It is intended to uncover the social representation of the Public Relations professional in cinema, adopting as a study object the Wag the dog narrative (1997) through content analysis and filmic analysis. It is discussed the professional image and social identity of PR in society, drawing on the concept and the processes of social representation coined by Serge Moscovici. The results show a number of perspectives that confirm stereotypes about the activity, often associating the profession to the manipulation of public opinion and the use of invented facts to make up the reality, portraying such aspects as intrinsic characteristics of the professional.
KEYWORDS: Public Relations; Cinema; Narrative; Wag the dog; Social Representation.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.