Na boca do povo

a pandemia de Covid-19 em evidência no Brasil por meio do consórcio de imprensa e do jornalismo de dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n30.2022.18

Palavras-chave:

Agenda Setting, Consórcio de imprensa, Jornalismo de dados, Pandemia de Covid-19, Webjornalismo

Resumo

Em tempos de crise mundial na saúde, a imprensa se torna ainda mais dependente de ser alimentada por dados fornecidos pelas fontes oficiais ou institucionais. No momento em que essas instituições se negam a repassar dados importantes, a imprensa se vê diante da quebra do processo comunicacional e do desafio de garantir a continuidade de sua função social, que é informar. A população, por sua vez, fica diante da incerteza sobre a real situação que a cerca e diante da insegurança sobre seu destino. Assim, o consórcio de veículos de imprensa foi uma saída encontrada por seis grupos de comunicação brasileiros – G1, O Globo, Extra, UOL, Estadão e Folha – para resolver esse problema. Por meio dele, a imprensa expôs sistematicamente os números sobre pessoas infectadas e óbitos por Covid-19 no país, especialmente na internet, onde foi possível explorar ferramentas como tabelas, mapas interativos e infográficos para deixar o usuário diante dos próprios dados. E fez questão de remeter o crédito, repetidamente, ao trabalho realizado pelo consórcio de imprensa. Contudo, esse artigo pretende compreender, sob a luz da teoria do Agenda Setting, se a imprensa teria usado o consórcio para mediar a relação entre indivíduos e realidade social, pautando os assuntos da esfera pública e colocando a pandemia de Covid-19 em evidência no Brasil.   

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Biografia do Autor

Cristiane Portela de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo - pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora adjunta do Curso de Jornalismo - da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando na área de Comunicação Multimídia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI), atuando na linha de pesquisa Processos e Práticas do Jornalismo. Integra o Núcleo de Pesquisas em Mídia, História e Tecnologias - NUMIHTEC e o Núcleo de Pesquisas em Jornalismo e Comunicação - NUJOC, desenvolvendo o projeto de pesquisa "Webjornalismo: Processos e Práticas nas Sociedades Atuais". Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Jornalismo da UFPI (2014 a 2018). Atualmente é Subcoordenadora do PPGCOM/UFPI. 

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

SILVA, Elaine Cristine Souza; CARVALHO, Cristiane Portela de.
Na boca do povo: a pandemia de Covid-19 em evidência no Brasil por meio do consórcio de imprensa e do jornalismo de dados
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 30, p. 150–168, 29 Dez 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19931. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos