As Relações de Trabalho e as Narrativas Organizacionais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v19n34.2024.17

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Narrativas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Relações de Trabalho

Resumo

Esse trabalho tem o objetivo de identificar possíveis formas de precarização e flexibilização nas relações de trabalho, através de narrativas organizacionais que utilizam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Considerando as relações de trabalho em uma lógica neoliberal, analisou-se o Relatório Anual da Americanas S.A. (2021), que se utilizam do ODS número 8: “Trabalho decente e crescimento econômico”. Essa pesquisa, exploratória e qualitativa, aponta que as narrativas organizacionais investem na utilização de discursos socialmente engajados com o propósito de reproduzirem a lógica de precarização e flexibilização do trabalho. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Delevati Colpo, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas e professora do Curso de Relações Públicas da UFPB/PB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa CACTO – Comunicação, Afeto, Cultura, Trabalho e Organizações.  Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNISC/RS e graduada em Relações Públicas pela UFSM/RS carolinecolpo@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

COLPO, Caroline Delevati; OLIVEIRA , Maria Livia Pachêco de.
As Relações de Trabalho e as Narrativas Organizacionais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 39–56, 20 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/24568. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos