A REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NOS COMERCIAIS DA “OI”: reflexos de um racismo velado
Palavras-chave:
Representação. Criança. Publicidade. Etnia e raça.Resumo
Este artigo pretende discutir em que medida a publicidade representa crianças da raça branca e da negra de forma equitativa, considerando o espaço que ocupam em comerciais, tendo o corpus como base - vídeos publicitários randomicamente selecionados da empresa de telefonia OI. Como método, utilizamos a análise de conteúdo. Apresentamos como hipótese que ainda existe uma discrepância no que se refere à representação racial na mídia, privilegiando brancos em detrimento de negros. Fundamentamos essa pesquisa em autores que discutem representação e mídia, especialmente a relação entre raça e meios de comunicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SANTOS, Erika Acsa de Souza; SOUZA, Tassia Azevedo Santos; SANTOS, Alane Regina Rodrigues dos; MALTA, Renata Barreto.
A REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NOS COMERCIAIS DA “OI”: reflexos de um racismo velado
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 15, n. 17, 23 Dez 2015 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/4302. Acesso em: 16 nov 2024.Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2015 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.