Desenvolvimento Profissional de Professores em Exercício: contribuições do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas vinculado ao Parfor
Palabras clave:
Formação de professores, Licenciatura, Saberes do Docente.Resumen
O presente texto tem como objetivo analisar as contribuições do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, vinculado ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no que tange às vivências e expectativas dos licenciandos-professores. Adotou-se abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando questionário e entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Participaram da pesquisa licenciandos-professores das turmas localizadas nos municípios de Maués e Codajás, no Estado do Amazonas. A análise de dados ocorreu com ênfase de conteúdo dos relatos obtidos durante a investigação, recorrendo à técnica de análise do conteúdo. Os resultados apontaram que o programa apresenta fragilidades e deficiências, fazendo-se necessário melhorar, mas foi bastante significativo no que se refere ao saber fazer docente dos licenciandos-professores no exercício da profissão, pois constituiu-se um lugar de discussão, aprendizagem, trocas de saberes entre os pares, oportunizando a reflexão da própria prática pedagógica dos participantes, no sentido de olhar o ensino aprendizagem sob uma nova ótica e buscar novos caminhos para melhorar sua prática docente e a qualidade de ensino da Educação Básica no estado do Amazonas.
Professional development of in-office teachers: contributions from the
Biological Sciences Degree course linked to Parfor
Abstract
This text aims to analyze the contributions of the Biological Sciences Degree course, linked to the National Plan for the Training of Teachers of Basic Education at the Federal University of Amazonas (UFAM), with regard to the experiences and expectations of the teacher-teachers. A qualitative research approach was adopted, using a questionnaire and semi-structured interviews as data collection instruments. Participating in the research were teacher-teachers from classes located in the municipalities of Maués and Codajás, in the State of Amazonas. Data analysis occurred with emphasis on the content of the reports obtained during the investigation, using the content analysis technique. The results showed that the program has weaknesses and deficiencies, making it necessary to improve, but it was quite significant with regard to the teaching skills of undergraduate teachers in the exercise of the profession, as it was a place for discussion, learning, exchanges of knowledge among peers, allowing the reflection of the participants' own pedagogical practice, in the sense of looking at teaching learning from a new perspective and seeking new ways to improve their teaching practice and the quality of teaching in Basic Education in the state of Amazonas.
Keywords: Teacher training. Graduation. Teacher Knowledge.
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