A construção dos conceitos de área e função com o software GeoGebra: um estudo apoiado pela abstração reflexionante
Palavras-chave:
Aprendizagem. Desenvolvimento Cognitivo. Abstração Reflexionante. Conceito de Função. Conceito de Área.Resumo
O presente estudo aborda o problema da construção dos conceitos de área e de função. Foram promovidos processos de interação entre os indivíduos da pesquisa e uma aplicação construída com o software GeoGebra. Por intermédio de uma sequência didática foram coletados os registros de respostas de uma situação-problema. A metodologia apoiou-se na sequencia didática proposta, que utilizou além do GeoGebra, o serviço de armazenamento de dados da Google por meio dos formulários, planilhas e Drive. A análise foi subsidiada pelos conceitos da abstração reflexionante. Foram observados três grupos de desenvolvimento, com relações referentes aos conceitos de área e função. Verificou-se que o conceito de área se estabelece a partir da construção do conceito de função.
Building area and function concepts with the GeoGebra application: a study supported by reflecting abstraction
Abstract
The present study addresses the problem of the construction of the concepts of area and function. Interaction processes between the research subjects and an application built with GeoGebra application were promoted. The records of responses to a problem situation were collected through a didactic sequence. The methodology was based on the proposed didactic sequence, which used, in addition to GeoGebra, Google's data storage service through forms, spreadsheets and Drive. The analysis was supported by the concepts of Reflecting Abstraction by Jean Piaget. Three development groups were observed, with relationships related to the concepts of area and function. It was found that the concept of area is established from the construction of the concept of function.
Keywords: Learning. Cognitive Development. Reflecting Abstraction. Function Concept. Area Concept.
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