Metodologia Investigativa nos documentos oficiais no Amazonas: o ensino da química em foco
the teaching of chemistry in focus
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v10n1.2024.03Palavras-chave:
Metodologia investigativa, Ensino-Aprendizagem, Documentos oficiaisResumo
As orientações contidas nos documentos oficiais da educação básica buscam indicar ações que são necessárias para o avanço e a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem em todos seus aspectos. Em colaboração a estas orientações há a utilização de metodologias que privilegiam a formação integral do estudante, promovendo também a qualidade do ensino. Neste contexto, destacam-se as metodologias ativas e, entre elas, a metodologia investigativa. Com base nessas premissas, o presente trabalho teve como objetivo analisar os documentos oficiais que fundamentam o ensino médio no estado do Amazonas, examinando como a Metodologia Investigativa e seus princípios estão presentes na disciplina de Química/Ciências. A metodologia apresenta abordagem qualitativa. Na pesquisa, do tipo documental, foram coletados dados para análise quatro documentos utilizados como norteadores da educação básica no estado do Amazonas, a saber: a Base Nacional Comum Curricular, o Plano Estadual de Educação do Amazonas, o Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio e a Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio do Amazonas. Utilizada a Análise de Conteúdo para tratamento dos dados, verificou-se um baixo indicativo dos pressupostos teóricos da metodologia investigativa em três dos documentos listados e ainda a ausência de indicativos dentro do Plano Estadual de Educação. Médio e a Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio do Amazonas. Utilizando a Análise de Conteúdo para tratamento dos dados, verificou-se um baixo indicativo dos pressupostos teóricos da metodologia investigativa em três dos documentos listados e ainda a ausência de indicativos dentro do Plano Estadual de Educação.
The investigative methodology in official documents in Amazonas: the teaching of chemistry in focus
ABSTRACT
The guidelines contained in the official documents of basic education aim to indicate actions that are necessary for the advancement and improvement of the quality of education in all its aspects. In collaboration with these guidelines, there is the use of methodologies that prioritize the comprehensive formation of the student, also promoting the quality of education. In this context, active methodologies stand out, specifically investigative methodology. Based on these premises, the present work aimed to analyze the official documents that underpin secondary education in the state of Amazonas, examining how investigative methodology and its principles are present in the discipline of chemistry. The methodology employed a qualitative approach. The data were obtained through document analysis by examining four documents that are used as guidelines for basic education in the state of Amazonas, namely the National Common Curricular Base, the State Education Plan of Amazonas, the Amazonian Curricular Reference for Secondary Education, and the Curricular and Pedagogical Proposal for Secondary Education in Amazonas. Using Content Analysis for data treatment, there was a low indication of the theoretical assumptions of investigative methodology in three of the listed documents, and the absence of indications within the State Education Plan.
Keywords: Investigative methodology; Teaching-Learning; Official documents.
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