A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FRENTE ÀS QUEIXAS DA INDISCIPLINA ESCOLAR
Palavras-chave:
Pedagogo. Indisciplina. Queixas escolares.Resumo
O presente trabalho aborda a atuação do pedagogo frente às queixas de indisciplina no espaço escolar em uma escola técnica no cenário nordestino. Possui como objetivo compreender a atuação do pedagogo frente às queixas de indisciplina no espaço escolar. Assim, o método utilizado foi o de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos da pesquisa classificada como descritiva. Os participantes foram 3 (três) pedagogos de uma escola técnica federal do município de Floriano/PI. Os instrumentos de coleta dos dados foram um roteiro de entrevista semiestruturado e um questionário para obtenção de dados sociodemográficos. O procedimento de análise dos dados utilizado foi a Hermenêutica de Profundidade, constituída pelas suas três etapas: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e (re)interpretação. A partir dos resultados obtidos, constata-se que a atuação do pedagogo frente às queixas de indisciplina escolar é fundamental para o crescimento do ambiente educacional, pois atua como profissional responsável pela melhor organização e funcionamento do espaço educacional.
Palavras-chave: Pedagogo. Indisciplina. Queixas escolares.
THE ACTION OF THE PEDAGOGUE AGAINST THE COMPLAINTS OF THE SCHOOL INDISCIPLINA
Abstract
This work addresses the role of the pedagogue in the face of complaints of indiscipline in the school space in a technical school in the Northeast scenario. It aims to understand the role of the pedagogue in the face of complaints of indiscipline in the school space. Thus, the method used was the qualitative approach and regarding the objectives of the research classified as descriptive. The participants were 3 (three) pedagogues from a federal technical school in the municipality of Floriano/PI. The data collection instruments were a semi-structured interview script and a questionnaire to obtain sociodemographic data. The data analysis procedure used was Depth Hermeneutics, consisting of its three stages: socio-historical analysis, formal or discursive analysis and (re) interpretation. From the results obtained, it appears that the role of the pedagogue in the face of complaints of school indiscipline is fundamental for the growth of the educational environment, as he acts as a professional responsible for the best organization and functioning of the educational space.
Keywords: Pedagogist. Indiscipline. School complaints.
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