SEVERINO BEZERRA E SUA TRAJETÓRIA NA EDUCAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE: de normalista à criação do Colégio Dom Pedro II (1908-1946)
Palavras-chave:
Intelectual. Professor público. História da educação. Rio Grande do Norte.Resumo
Esta pesquisa tem como finalidade investigar a trajetória do intelectual Severino Bezerra de Melo (1888-1971), no recorte temporal de 1908 à 1946, contemplando seu ingresso na primeira turma da Escola Normal de Natal, sua atuação como professor público, a construção do Colégio Dom Pedro II, colégio que ele dirigiu e lecionou até sua atuação como diretor do Departamento de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Para tal, utilizamos de análise documental e bibliográfica e dos entendimentos de Intelectuais para Sirinelli (1996), Barros (2010), sobre Fontes Históricas e Ginzburg (1989) que trata de Método Indiciário. Os estudos acerca dos Intelectuais demonstram uma linha tênue entre o cultural e o político, isto posto, buscamos investigar o professor Severino Bezerra em todos os seus aspectos, assim como em seus espaços de atuação e os agentes envolvidos nessa sua trajetória, evidenciando a sua história como Intelectual no Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Intelectual. Professor público. História da Educação. Rio Grande do Norte.
SEVERINO BEZERRA AND ITS TRAJECTORY IN NORTE-RIOGRANDENSE EDUCATION: from normalist to the creation of Dom Pedro II College (1908-1946)
Abstract
his research aims to investigate the trajectory of the intellectual Severino Bezerra de Melo (1888-1971), in the time frame from 1908 to 1946, contemplating his entry into the first class of the Escola Normal de Natal, his performance as a public teacher, the construction of the Colégio Dom Pedro II, the school he ran and taught until his performance as director of the Department of Education of the State of Rio Grande do Norte . To this end, we used documentary and bibliographic analysis and the understanding of Intellectuals for Sirinelli (1996), Barros (2010), on Historical Sources and Ginzburg (1989), which deals with the Indicator Method. Studies on intellectuals demonstrate a fine line between the cultural and the political, that is, we seek to investigate Professor Severino Bezerra in all its aspects, as well as in his areas of activity and the agents involved in his trajectory, evidencing his history as an Intellectual in Rio Grande do Norte.
Keywords: Intellectual. Public teacher. History of education. Rio Grande do
Norte.
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