ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM GESTÃO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA:
a produção de uma experiência educativa
DOI:
https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.6Palavras-chave:
Estágio Curricular Obrigatório., Gestão Escolar., Aprendizagem, Experiências EducativasResumo
O presente relato traz uma experiência educativa potente por meio da realização do Estágio Curricular Obrigatório (ECO) na área da Gestão Escolar, promovido por um curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Instituição Federal no Sul do Brasil, no qual, após uma pesquisa com os professores da escola pública lócus do estágio, foi constatada a demanda para o desenvolvimento do projeto de estágio através de formação continuada voltada à temática da aprendizagem dos estudantes, que é um dos temas centrais da educação atual, inclusive na Base Nacional Comum Curricular (2018). As ações se pautaram no desenvolvimento de uma formação continuada em serviço de cinco semanas destinada aos trinta e dois professores da escola, que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. As atividades promovidas se deram semanalmente e contaram com diferentes estratégias pedagógicas para atingir e mobilizar os professores, como a criação de um perfil no Instagram (@aprendiz.agem), cafés semanais com professores e um encontro final de devolutivas para entrega do produto educativo desenvolvido: uma apostila que compilou todos os conteúdos disponibilizados no percurso formativo. Como considerações finais, apontamos que o campo da Gestão Escolar é muito desafiador, contudo a inserção nesse cenário durante a formação inicial em Licenciatura em Pedagogia, como ação do estágio curricular obrigatório, possibilita aos acadêmicos um itinerário formativo diferenciado, rico de experiências e possibilidades, o qual, ao mesmo tempo em que traz uma atmosfera de renovação para os professores da escola, promove aos estagiários o que defendemos como coformação, que produz uma potente experiência educativa.
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