O uso das tecnologias digitais na pedagogização da História da África no Brasil: memórias e contos africanos

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias digitais , História d'África, Lei 10.639/2003

Resumo

Os usos das tecnologias digitais (YouTube, Instagram e o gênero digital podcast) têm se tornando os principais pontos de divulgação e ensino-aprendizagem de contos, memórias e histórias relacionados à África no Brasil. Ao nos referirmos à pedagogização, é sobretudo abordado sobre métodos e técnicas didáticas que visam de forma essencial destacar como as plataformas digitais têm feito uso de medidas pedagógicas de forma a transmitir conhecimento sobre a África sem recorrer aos recursos didáticos tradicionais. No presente artigo, discutiremos o uso das tecnologias digitais na pedagogização da História da África nas escolas brasileiras. A metodologia do estudo define-se pelo paradigma qualitativo e de pesquisas audiovisuais, visando compreender melhor o impacto e a eficácia dos recursos tecnológicos no processo de ensinoaprendizagem sobre temas relacionados à África disponíveis nos meios digitais. Os resultados demonstram que essas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tornam o acesso ao conhecimento mais democrático e envolvente, permitindo uma aprendizagem interativa e participativa, além de facilitarem o resgate histórico e cultural, enriquecendo a compreensão dos alunos. 

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Biografia do Autor

Octávio Bengui José Hinda, Universidade do Estado do Amazonas

É natural do Uíge/Angola. Possui graduação em Ensino a História pela Escola Superior Pedagógica do Bengo (2021).Presidente da Associação de Inclusão e Participação Comunitária - "AIPC";Co-fundador da Organização de Integração e Ajuda Comunitária - AIAC;Coordenou em conjuntos com os outros membros PREPARATÓRIO COMUNITÁRIO" cujo slogan Servir para uma comunidade melhor", visa impulsionar massivamente os jovens aderirem aos espaços Universitários - 2020;Coordenou em Parceria com outra organização, Mostra Teu Talento", ademais, foi um campeonato co-organizado pela UFA AIPC, cujo objetivo era o combate à delinquência usando o desporto - 2021;Coordenou em parceria com Real Friendz Projecto Kikolo 100 Crime", uma iniciativa que teve como finalidade, discutir sobre os problemas de delinquência nos nossos musseques, e daí encontrarmos soluções para tal desgraça que muito dilacera os musseques; Coordenou Projeto Leitura na Banda um iniciativa de estímulo e conscientização aos jovens ao apego aos livros, concomitante o gosto pela leitura. Participou no Evento CIT - I Congresso Internacional de Teatro do Amazonas - 2023;Participou no Workshop, em formato híbrido, com o tema Como elaborar uma tese: Dissertações e teses, promovido pelo programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UEA - 2023;Foi monitor da 41 Reunião Nacional da ANPED, realizada na UFAM/UEA - 2023;Palestrou no mês da Consciência Negra, nos dias 16 e 23 no Museu Amazônico afeto a Universidade Federal do Amazonas - UFAM, subordinado ao tema :África em Nós ;Participou no Podcast alusivo ao dia do Museu Amazônica, subordinado ao tema: Leituras Brasil e Angola; Participou como Ouvinte do VIII Transfronteiras - Educação e Interculturalidade na Amazônia : Um Traçado de Saberes, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH/UEA;I Seminário Nacional Aquilombar-se" Estéticas fabulatorias, escolas contracoloniais" 12 a 14 de Junho de 2024; Palestrou em conjunto com Adilson Kamy no Colégio Ideal"Bahia" sobre tema" Dança, arte e História Africana" parte da Oficina de Dança dos alunos 7ª anos, participou na conversa sobre "Pedagogia das Margens". Encontro que traz história e tradição africana para promover conscientização cultural,e combater racismo; Participou como Orador "I Encontro de Linhas de Pesquisa do PPGED" com seguinte artigo expandido "A falta das práticas pedagógicas da cultura africana e a afro-brasileira nas escolas públicas do Ensino Médio em Manaus-AM"

Referências

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Publicado

2025-02-25

Como Citar

HINDA, Octávio Bengui José; MELO, Luiz Guilherme; DA SILVA SOBRINHO, Sousa.
O uso das tecnologias digitais na pedagogização da História da África no Brasil: memórias e contos africanos
. Revista Humanidades & Educação, v. 6, 25 Fev 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/23860. Acesso em: 10 mar 2025.

Edição

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Artigos