The use of digital technologies in the pedagogization of African History in Brazil: African memories and tales

Authors

Keywords:

Digital technologies, African history, Law 10,639/2003

Abstract

The uses of digital technologies (YouTube, Instagram, and the digital podcast genre) have become the main points of dissemination, and teaching and learning of tales, memories, and stories related to Africa in Brazil. When referring to pedagogization, it mainly addresses teaching methods and techniques that essentially aim to highlight how digital platforms have used pedagogical measures in order to transmit knowledge about Africa without resorting to traditional teaching resources. In this article, we will discuss the use of digital technologies in the pedagogization of African History in Brazilian schools. The study methodology is defined by the qualitative and audiovisual research paradigm, aiming to better understand the impact and effectiveness of technological resources in the teaching and learning process on topics related to Africa available on digital media. The results demonstrate that these Information and Communication Technologies (ICTs) make access to knowledge more democratic and engaging, allowing
interactive and participatory learning, in addition to facilitating historical and cultural recovery, enriching students' understanding.

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Author Biography

Octávio Bengui José Hinda, Universidade do Estado do Amazonas

É natural do Uíge/Angola. Possui graduação em Ensino a História pela Escola Superior Pedagógica do Bengo (2021).Presidente da Associação de Inclusão e Participação Comunitária - "AIPC";Co-fundador da Organização de Integração e Ajuda Comunitária - AIAC;Coordenou em conjuntos com os outros membros PREPARATÓRIO COMUNITÁRIO" cujo slogan Servir para uma comunidade melhor", visa impulsionar massivamente os jovens aderirem aos espaços Universitários - 2020;Coordenou em Parceria com outra organização, Mostra Teu Talento", ademais, foi um campeonato co-organizado pela UFA AIPC, cujo objetivo era o combate à delinquência usando o desporto - 2021;Coordenou em parceria com Real Friendz Projecto Kikolo 100 Crime", uma iniciativa que teve como finalidade, discutir sobre os problemas de delinquência nos nossos musseques, e daí encontrarmos soluções para tal desgraça que muito dilacera os musseques; Coordenou Projeto Leitura na Banda um iniciativa de estímulo e conscientização aos jovens ao apego aos livros, concomitante o gosto pela leitura. Participou no Evento CIT - I Congresso Internacional de Teatro do Amazonas - 2023;Participou no Workshop, em formato híbrido, com o tema Como elaborar uma tese: Dissertações e teses, promovido pelo programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UEA - 2023;Foi monitor da 41 Reunião Nacional da ANPED, realizada na UFAM/UEA - 2023;Palestrou no mês da Consciência Negra, nos dias 16 e 23 no Museu Amazônico afeto a Universidade Federal do Amazonas - UFAM, subordinado ao tema :África em Nós ;Participou no Podcast alusivo ao dia do Museu Amazônica, subordinado ao tema: Leituras Brasil e Angola; Participou como Ouvinte do VIII Transfronteiras - Educação e Interculturalidade na Amazônia : Um Traçado de Saberes, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH/UEA;I Seminário Nacional Aquilombar-se" Estéticas fabulatorias, escolas contracoloniais" 12 a 14 de Junho de 2024; Palestrou em conjunto com Adilson Kamy no Colégio Ideal"Bahia" sobre tema" Dança, arte e História Africana" parte da Oficina de Dança dos alunos 7ª anos, participou na conversa sobre "Pedagogia das Margens". Encontro que traz história e tradição africana para promover conscientização cultural,e combater racismo; Participou como Orador "I Encontro de Linhas de Pesquisa do PPGED" com seguinte artigo expandido "A falta das práticas pedagógicas da cultura africana e a afro-brasileira nas escolas públicas do Ensino Médio em Manaus-AM"

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Published

2025-02-25

How to Cite

HINDA, Octávio Bengui José; MELO, Luiz Guilherme; DA SILVA SOBRINHO, Sousa.
The use of digital technologies in the pedagogization of African History in Brazil: African memories and tales
. Revista Humanidades & Educação, v. 6, 25 Feb. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/23860. Acesso em: 10 mar. 2025.