O uso das tecnologias digitais na pedagogização da História da África no Brasil: memórias e contos africanos
Mots-clés :
Tecnologias digitais , História d'África, Lei 10.639/2003Résumé
Os usos das tecnologias digitais (YouTube, Instagram e o gênero digital podcast) têm se tornando os principais pontos de divulgação e ensino-aprendizagem de contos, memórias e histórias relacionados à África no Brasil. Ao nos referirmos à pedagogização, é sobretudo abordado sobre métodos e técnicas didáticas que visam de forma essencial destacar como as plataformas digitais têm feito uso de medidas pedagógicas de forma a transmitir conhecimento sobre a África sem recorrer aos recursos didáticos tradicionais. No presente artigo, discutiremos o uso das tecnologias digitais na pedagogização da História da África nas escolas brasileiras. A metodologia do estudo define-se pelo paradigma qualitativo e de pesquisas audiovisuais, visando compreender melhor o impacto e a eficácia dos recursos tecnológicos no processo de ensinoaprendizagem sobre temas relacionados à África disponíveis nos meios digitais. Os resultados demonstram que essas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tornam o acesso ao conhecimento mais democrático e envolvente, permitindo uma aprendizagem interativa e participativa, além de facilitarem o resgate histórico e cultural, enriquecendo a compreensão dos alunos.
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Références
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