O PAPEL DA GESTÃO NO CONTEXTO PANDÊMICO:
superando desafios
DOI:
https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.14Palavras-chave:
Gestão escolar, Pandemia, Desafios, Estratégias, EducaçãoResumo
O artigo aborda o impacto da pandemia da COVID-19 sobre a gestão escolar com o fechamento das escolas e a transição para o ensino remoto, em que a gestão enfrentou desafios significativos para garantir a continuidade da Educação. A pesquisa tem como objetivo compreender as principais estratégias utilizadas pela gestão escolar para o enfrentamento dos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19 aos processos de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo método é o estudo de caso, realizada em uma escola municipal em Porteiras, Ceará. O texto destaca a importância da adaptação da gestão escolar durante a pandemia, ressaltando a necessidade de repensar práticas e desenvolver habilidades socioemocionais nesse processo. Concluímos que ficou evidente a necessidade premente de adaptação e superação por parte das instituições de ensino, gestores, professores, alunos e famílias. Assim, foi fundamental que os gestores e profissionais da educação buscassem se preparar para enfrentar os desafios do ensino remoto, buscando constantemente formas inovadoras de garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, mesmo em meio às adversidades. Somente através do engajamento coletivo e da colaboração entre todos os atores envolvidos será possível superar os desafios e construir um futuro mais promissor para a educação.
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