FORMATOS ATUAIS DE FAMÍLIA NO BRASIL E SUAS REVERBERAÇÕES NA ESCOLA
Palavras-chave:
Família. Atualidade. Escola. Educação. Afetos.=Keywords, Family. Actuality. School. Education. Affections.Resumo
Este artigo busca refletir sobre os novos formatos de família da atualidade e sobre como a escola pode lidar com estes novos arranjos familiares. O ponto de partida de nossa argumentação é o direito ao respeito humano devido a cada um que frequenta o ambiente escolar, lugar de diversidades e de descobertas. Nossa pesquisa para este ensaio foi qualitativa e de cunho bibliográfico. Nosso aporte revela que as famílias da atualidade, no caso brasileiro, são formadas por redes de afetos e pessoas que não seguem mais o modelo tradicional de pai, mãe e filhos. Neste caminho, a escola deve compreender e valorizar os novos arranjos familiares, fazendo com que as crianças sintam-se acolhidas no ambiente escolar e respeitadas em seus afetos.
ACTUAL FAMILY FORMATS IN BRAZIL AND THEIR REVERBERATIONS AT SCHOOL
ABSTRACT
This paper seeks to bring thoughts on the new family formats of today and on how the school can deal with these new family arrangements. The starting point of our argument is the right to human respect due to each one who attends the school environment, a place of diversity and discoveries. Our research for this essay was a qualitative one and of bibliographic approach. Our contribution reveals that today's families, in the Brazilian case, are formed by networks of affections and people who no longer follow the traditional model of father, mother and children. In this way, the school must understand and value the new family arrangements, making the children feel welcomed in the school environment and respected in their affections.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei 9.394, de 1996, atualizada até 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.
______. Lei número 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406compilada.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.
CURY, Lucilene. Revisitando Morin: os novos desafios para os educadores. Comunicação & Educação. Ano XVII, n. 1, p. 39-47, jan/jun 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44901. Acesso em: 28 jan. 2021.
DUMONT-PENA, Érica. Cuidar: relações sociais, técnicas e sentidos no contexto da Educação Infantil. 153f. Tese. (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henri Wallon. Tradução e organização: Patrícia Junqueira. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
FREITAS, Sandra. Uma Visão Sociológica sobre a Família. Revista Online. n. 39, nov. 2014. Disponível em: http://escolas.madeira-edu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=mLZEi9-uujE%3D&tabid=15006&mid=44317. Acesso em: 26 fev. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico de 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010. Acesso em: 19 jun. 2020.
ITABORAÍ, Nathalie Reis. Trabalho feminino e mudanças nas famílias no Brasil (1976-2012): uma perspectiva de classe e gênero. Revista Gênero. Niterói, v. 16, n. 2, p. 173-199, 1o sem. 2016.
LIMA, Jessany Andrade de O. Representações de crianças sobre família: vozes do Cineclubinho Uftoca. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Pedagogia). Universidade Federal do Tocantins, Tocantinópolis, 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na Educação. IN: Educação na era do conhecimento em rede e da transdiciplinaridade. LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (org.). Campinas: Alínea, p. 19-63, 2005.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Memórias, conflitos e traumas. Revista Acadêmica Magistro. Texto preparado para leitura no 1º Seminário Internacional IMAGEMNO/UNIGRANRIO. Unigranrio, Duque de Caxias, 7 de novembro de 2016. v. 1, n. 15, p. V-VIII, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/4649/2464. Acesso em: 9 fev. 2021.
MRECH, Leny. O impacto da psicanálise na educação. São Paulo: Avercamp, 2005.
PRADO, Danda. O que é família. São Paulo: Brasiliense, 1981.
RODRIGUES, Walace. Educação situacional: ensinar a partir de situações reais. Revista Acadêmica Magistro. Unigranrio, Duque de Caxias, v. 2, n. 18, p. 25-37, 2018. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/4340/2894. Acesso em: 9 fev. 2021.
______. Reflexões sobre o III Fórum de Licenciaturas da UFT: o currículo como campo de batalhas ideológicas. Revista Entreletras (Araguaína/TO). v. 7, n. 2, ISSN 2179-3948 – online, p. 221-231, jul./dez. 2016, Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2996. Acesso em 28 jan. 2021.
SANTOS, Benerval Pinheiro. A escola brasileira: um mecanismo de triagem social. In: SANTOS, B. P.; NOVAIS, G. S.; SILVA, L. C. da (Org.). Educação popular em tempos de inclusão: pesquisa e intervenção. Uberlândia: EDUFU, p. 291-315, 2011.
STF. Supremo Tribunal Federal. Decisão de 5 de maio de 2011. Julgamento das ADIn 4277 e a ADPF 132.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.