CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO “REFLEXÕES SOBRE A ESTÉTICA INDÍGENA PARA O CAMPO DA ARTE-EDUCAÇÃO”
DOI:
https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.1Palavras-chave:
Estética Indígena, Artes, Antropologia Indígena , Formação de ProfessoresResumo
Este texto traz um relato sobre o projeto de extensão intitulado “Reflexões sobre a estética indígena para o campo da arteeducação”, realizado entre os anos 2012 e 2013, no campus de Tocantinópolis, da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Tal projeto de extensão buscou desvelar os aspectos estéticos das criações indígenas para valorizar os fazeres e saberes indígenas e dar visibilidade às suas habilidades criativas e inventivas. O projeto ocorreu através de quatro cursos voltados para a comunidade acadêmica das licenciaturas e para o público externo. Os resultados de tal projeto de extensão mostraramse extremamente positivos para a valorização das sociedades indígenas nacionais e foram publicados em três revistas científicas. Isso mostrou o interesse que o tema do referido projeto tem e sua atualidade em tempos de ameaças às comunidades indígenas brasileiras e a seus territórios. Ainda, tal temática pode ser de grande valia para professores atuantes e em formação, pois auxilia na compreensão da riqueza de saberes e fazeres dos grupos “minoritários” brasileiros, aproximando as pessoas e diminuindo a discriminação a esses grupos.
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