CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO “REFLEXÕES SOBRE A ESTÉTICA INDÍGENA PARA O CAMPO DA ARTE-EDUCAÇÃO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.1

Palavras-chave:

Estética Indígena, Artes, Antropologia Indígena , Formação de Professores

Resumo

Este texto traz um relato sobre o projeto de extensão intitulado “Reflexões sobre a estética indígena para o campo da arte­educação”, realizado entre os anos 2012 e 2013, no campus de Tocantinópolis, da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Tal projeto de extensão buscou desvelar os aspectos estéticos das criações indígenas para valorizar os fazeres e saberes indígenas e dar visibilidade às suas habilidades criativas e inventivas. O projeto ocorreu através de quatro cursos voltados para a comunidade acadêmica das licenciaturas e para o público externo. Os resultados de tal projeto de extensão mostraram­se extremamente positivos para a valorização das sociedades indígenas nacionais e foram publicados em três revistas científicas. Isso mostrou o interesse que o tema do referido projeto tem e sua atualidade em tempos de ameaças às comunidades indígenas brasileiras e a seus territórios. Ainda, tal temática pode ser de grande valia para professores atuantes e em formação, pois auxilia na compreensão da riqueza de saberes e fazeres dos grupos “minoritários” brasileiros, aproximando as pessoas e diminuindo a discriminação a esses grupos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFNT) e da Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLit/UFNT). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203. E-mail: walace@uft.edu.br

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte Educação no Brasil. Realidade hoje e expectativas futuras. Estudos avançados. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1989. p. 170­182. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103­40141989000300010. Acesso em: 21 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Versão atualizada até 2019.

RIBEIRO, Berta G. Arte indígena, linguagem visual. São Paulo: Edusp, 1989.

RIBEIRO, Berta G. O índio na cultura brasileira. 2a ed., Rio de Janeiro: Editora Revan Ltda, 1991.

RODRIGUES, Walace. Desconstruindo Discursos de Diferença na Escola. Revista Educação e Realidade. UFRGS, v. 42, n. 2, p. 687­706, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175­623657231. Acesso em: 21 jul. 2022.

RODRIGUES, Walace. Reflexões sobre o III Fórum de Licenciaturas da UFT: o currículo como campo de batalhas ideológicas. Revista EntreLetras (Araguaína). UFT, v. 7, n. 2, p. 221­131, 2016. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2022.

RODRIGUES, Walace. O ambiente escolar e a valorização cultural indígena. Revista Periferia, UERJ, v. 8, n. 1, pág. 106-122, jan-jun 2016. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/21990/19948 >. Acesso em 21 de jul. 2022.

RODRIGUES, Walace. O processo de ensino-aprendizagem Apinayé através da confecção de seus instrumentos musicais. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós­Graduação em Humanidades da Universiteit Leiden (Países Baixos), 2015, 240f.

RODRIGUES, Walace. Os resultados e conclusões do projeto de extensão “Reflexões sobre a Estética Indígena para o Campo da Arte­Educação”. Revista Interfaces, UFMG, v. 3, n. 1, p. 99­110, jul./dez. 2015. Disponível em: https:// periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18967. Acesso em: 21 jul. 2022.

RODRIGUES, Walace. Valorizando os saberes estéticos indígenas através da utilização de suas produções estéticas no ensino superior. Revista Extendere, UERN, v. 1, n. 1, p. 27­43, jan/jun 2013.

SPIVAK, Gayatri. The Spivak reader. LANDRY, Donna; MACLEAN, Gerald (org.). New York: Routledge, 1996.

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

RODRIGUES, Walace.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO “REFLEXÕES SOBRE A ESTÉTICA INDÍGENA PARA O CAMPO DA ARTE-EDUCAÇÃO”
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 8, p. 04–12, 21 Ago 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/20500. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos