A ESCOLA PERIFÉRICA COMO UM BRAÇO ASSISTENCIAL DOS GOVERNOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.11Palavras-chave:
Escolas periféricas, Vulnerabilidades, AssistencialismoResumo
Este estudo é uma investigação fundamentada em análise de cunho bibliográfico que aborda a educação brasileira a partir de seu contexto históricosocial. As reflexões foram conduzidas no âmbito da disciplina "Cultura, Sociedade e Educação", integrante do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDIRE) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A pesquisa em questão adquiriu uma configuração de natureza qualitativa, visando analisar o contexto de vulnerabilidades sociais que permeiam as instituições escolares no Brasil, com especial ênfase nas periféricas. Nossa investigação também abrange a compreensão de como as instituições de ensino se convertem em entidades auxiliares do governo, inserindo-se no escopo de um mecanismo de apoio. Além disso, exploramos a maneira como são delineadas as ações direcionadas às escolas que se encontram em situações de vulnerabilidade social. Esse delineamento ocorre dentro do contexto de desigualdades intrínsecas, estreitamente relacionadas a planejamentos urbanos, que resultam em localizações periféricas, à margem das regiões centrais das cidades. Essa perspectiva periférica exerce uma influência marcante sobre as condições sociais dos atores envolvidos, configurando um cenário complexo que
merece uma análise aprofundada.
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