A ESCOLA PERIFÉRICA COMO UM BRAÇO ASSISTENCIAL DOS GOVERNOS BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.11

Palavras-chave:

Escolas periféricas, Vulnerabilidades, Assistencialismo

Resumo

Este estudo é uma investigação fundamentada em análise de cunho bibliográfico que aborda a educação brasileira a partir de seu contexto históricosocial. As reflexões foram conduzidas no âmbito da disciplina "Cultura, Sociedade e Educação", integrante do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDIRE) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A pesquisa em questão adquiriu uma configuração de natureza qualitativa, visando analisar o contexto de vulnerabilidades sociais que permeiam as instituições escolares no Brasil, com especial ênfase nas periféricas. Nossa investigação também abrange a compreensão de como as instituições de ensino se convertem em entidades auxiliares do governo, inserindo-se no escopo de um mecanismo de apoio. Além disso, exploramos a maneira como são delineadas as ações direcionadas às escolas que se encontram em situações de vulnerabilidade social. Esse delineamento ocorre dentro do contexto de desigualdades intrínsecas, estreitamente relacionadas a planejamentos urbanos, que resultam em localizações periféricas, à margem das regiões centrais das cidades. Essa perspectiva periférica exerce uma influência marcante sobre as condições sociais dos atores envolvidos, configurando um cenário complexo que
merece uma análise aprofundada.

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Biografia do Autor

Elen Shery Silva Duarte, Universidade Federal do Norte Tocantins

Discente do Programa de Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Graduada em Letras/Português pela UFNT, Campus de Araguaína. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas/TO. 

Rosiane Martins da Silva Costa, Universidade Federal do Norte Tocantins

Discente do Programa de Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Pós-graduada em Educação pobreza e Desigualdades Sociais pela UFNT. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia e em Pedagogia pela UFNT. Docente do Ensino Fundamental no Município de Araguaína-TO. 

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte Tocantins

Pós-Doutor pela Universidade de Brasília (UnB/POSLIT). Doutor em Humanidades. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). 

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

DUARTE, Elen Shery Silva; SOUZA, Ludimila Rodrigues de; COSTA, Rosiane Martins da Silva; RODRIGUES, Walace.
A ESCOLA PERIFÉRICA COMO UM BRAÇO ASSISTENCIAL DOS GOVERNOS BRASILEIROS
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 9, p. 2–11, 24 Abr 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/22022. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos