A INFRAESTRUTURA ESCOLAR PÚBLICA E AS INTERFERÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE

um relato dos estágios supervisionados em Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.3

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Infraestrutura escolar, Prática pedagógica, Políticas públicas

Resumo

A presente proposta tem como objetivo trazer um relato reflexivo sobre a experiência obtida com a realização dos estágios supervisionados, vinculados com as condições materiais e pedagógicas das escolas. Os estágios supervisionados ­Ensino Fundamental II e Ensino Médio ­ do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram realizados no primeiro semestre do ano de 2022, em duas escolas públicas localizadas na cidade de Pelotas – RS, uma da rede municipal, com uma turma de oitavo ano, e outra da rede estadual, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. A realidade encontrada durante o período de realização dos estágios supervisionados demonstrou que a questão referente à infraestrutura escolar tem sido um problema de longa data e que as precariedades existentes interferem nas condições de ensino e aprendizagem. Diante disso, houve a necessidade de reorganização e planejamento das atividades para atender à realidade das turmas. Pudemos constatar, nas duas escolas, a carência de materiais básicos como mapas e atlas escolares e de equipamentos de multimídia, além disso as salas possuem condições pouco adequadas para a realização das aulas. Embora saibamos da complexidade da pauta, reforçamos que essa questão requer o olhar atento para políticas públicas eficazes, factíveis e democráticas. Ademais, compreendemos que A presente proposta tem como objetivo trazer um relato reflexivo sobre a experiência obtida com a realização dos estágios supervisionados, vinculados com as condições materiais e pedagógicas das escolas. Os estágios supervisionados ­ Ensino Fundamental II e Ensino Médio ­ do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram realizados no primeiro semestre do ano de 2022, em duas escolas públicas localizadas na cidade de Pelotas – RS, uma da rede municipal, com uma turma de oitavo ano, e outra da rede estadual, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. A realidade encontrada durante o período de realização dos estágios supervisionados demonstrou que a questão referente à infraestrutura escolar tem sido um problema de longa data e que as precariedades existentes interferem nas condições de ensino e aprendizagem. Diante disso, houve a necessidade de reorganização e planejamento das atividades para atender à realidade das turmas. Pudemos constatar, nas duas escolas, a carência de materiais básicos como mapas e atlas escolares e de equipamentos de multimídia, além disso as salas possuem condições pouco adequadas para a realização das aulas. Embora saibamos da complexidade da pauta, reforçamos que essa questão requer o olhar atento para políticas públicas eficazes, factíveis e democráticas. Ademais, compreendemos que estudar em escolas ou em ambientes com infraestrutura adequada e que propiciem qualidade de vida é um direito de todos.

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

DIAS, Fernanda Puglia Vieira; SILVA, Giane Silva da; CARLOS, Lígia Cardoso; SPIRONELLO, Rosangela Lurdes.
A INFRAESTRUTURA ESCOLAR PÚBLICA E AS INTERFERÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE : um relato dos estágios supervisionados em Geografia
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 8, p. 27–37, 21 Ago 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/20804. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Dossiê