GESTAO ESCOLAR: as relações escola e comunidade na EMEB Dr. Clemente Marques Macatrão para melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem em Milagres do Maranhão

Autores

  • Moacir Carlos Nunes Rodrigues Universidade Federal do Maranhão
  • Idayanne de Sousa Araújo Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Família. Gestão Escolar. Gestão Democrática.

Resumo

O presente estudo versa sobre a gestão escolar: as relações escola e comunidade na EMEB Dr. Clemente Marques Macatrão para melhoria da qualidade do processo ensino - aprendizagem em Milagres do Maranhão. Objetivando analisar a efetivação e atuação dos mecanismos de participação da comunidade escolar, de forma a verificar as metodologias de atuação no processo ensino-aprendizagem e como estas podem refletir em uma efetiva participação da comunidade no processo educacional. A gestão escolar engloba as incumbências que as unidades escolares possuem como elaborar e executar a proposta pedagógica, administrar o pessoal e os recursos materiais e financeiros. O modelo de gestão democrática e participativa valoriza a participação da comunidade no processo de tomada de decisão, construindo os objetivos de forma coletiva. Na gestão democrática o gestor continua sendo o principal responsável pela escola, no entanto, ele divide suas responsabilidades com a comunidade, professores, coordenadores e supervisores. A metodologia deste trabalho é de caráter bibliográfico e de campo. O instrumento utilizado foi a entrevista com diretor, professores e pais. O resultado aponta uma gestão democrática e participativa onde todos os envolvidos participam nas tomadas de decisões. Portanto, quanto mais os pais e a escola estiverem envolvidos, se tornando verdadeiros parceiros, e ambos colaborarem na educação escolar de seus filhos, existirá, uma maior competência para o desenvolvimento de diversas habilidades por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

Moacir Carlos Nunes Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Licenciatura plena em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão – CEFET / MA (2004), graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2013); é Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2008), Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2016) e Especialista em Gestão Educacional / Escolar pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2019).

Idayanne de Sousa Araújo, Universidade Estadual do Maranhão

Médica Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2011), com Ênfase em Medicina Veterinária Preventiva atuando na Área de Diagnóstico Laboratorial de Raiva, Diagnóstico Laboratorial de Doenças Infecciosas, Análise Físico-química e Microbiológica de Alimentos e Água. Participou do Programa de Aperfeiçoamento Técnico em Medicina Veterinária (RESIDÊNCIA) pelo Hospital Veterinário "FRANCISCO EDILBERTO UCHÔA LOPES" da Universidade Estadual do Maranhão (2012). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (2013), Especialista em Docência do Ensino Superior e Metodologia do Ensino de Biologia pela Faculdade Evangélica do Meio Norte (2012), Especialista em microbiologia Básica e Clínica pela UNITINS(2018).

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Publicado

2020-08-05

Como Citar

RODRIGUES, Moacir Carlos Nunes; ARAÚJO, Idayanne de Sousa.
GESTAO ESCOLAR: as relações escola e comunidade na EMEB Dr. Clemente Marques Macatrão para melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem em Milagres do Maranhão
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 3, n. 4, p. 49–66, 5 Ago 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/14670. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos