Plurilinguismo na educação de surdos indígenas: relato de experiência de professor surdo em classe especial de surdos em uma escola indígena em Ipuaçu-SC
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e25914Parole chiave:
Plurilinguismo e educação, Surdez e bilinguismo, Educação indígena, Indígenas surdos, LibrasAbstract
O presente artigo tem como objetivo discutir o plurilinguismo na educação de surdos indígenas, apresentando aspectos gerais sobre o bi/plurilinguismo em comunidades surdas, o bi/plurilinguismo na educação indígena e a realidade linguística dos estudantes surdos indígenas. Além disso, descreve-se uma experiência vivenciada no ensino de estudantes surdos em uma escola indígena localizada em Ipuaçu, Santa Catarina. Essa experiência permitiu observar e analisar práticas de educação plurilíngue desenvolvidas nesse ambiente escolar, destacando a relevância de estratégias educacionais que respeitem e integrem a diversidade linguística e cultural desses estudantes. Os resultados desta vivência evidenciam a importância de políticas educacionais que valorizem o plurilinguismo como forma de garantir a inclusão e o fortalecimento das identidades culturais e linguísticas dos surdos indígenas. A experiência na escola indígena mencionada ressalta que o reconhecimento e a implementação de práticas plurilíngues no contexto educacional são fundamentais para promover uma educação inclusiva, respeitosa e efetiva para estudantes que vivem em realidades linguísticas diversas.
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