A Língua Inglesa e suas variações linguísticas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26066Parole chiave:
Língua Inglesa, Variações linguísticas, Sociolinguística, Variedades vernacularesAbstract
Este estudo examina os desafios linguísticos enfrentados por professores de inglês nos Estados Unidos, com foco na coexistência do inglês culto/padrão e suas variedades vernaculares. Fundamentado na Sociolinguística Variacionista de William Labov (1972) e apoiado pelos estudos de Rowe e Lavine (2023), esta pesquisa analisa variações semânticas, fonológicas, morfológicas e sintáticas, com ênfase especial no Inglês Vernacular Afro-Americano (IVAA). O estudo destaca o impacto dessas variações no ensino de línguas e a necessidade de programas de formação docente que incorporem a consciência sociolinguística. Os resultados sugerem que a diversidade linguística nas salas de aula exige estratégias
pedagógicas que respeitem e integrem as variedades não culta/padrão, ao mesmo tempo em que garantem a proficiência no inglês culto/padrão. O artigo argumenta que o desenvolvimento da consciência linguística entre os falantes de inglês pode evitar que as pessoas que utilizam essa língua sofram algum tipo de discriminação linguística e melhorar os resultados de aprendizagem. Ao reconhecer a legitimidade das variações linguísticas, esta pesquisa contribui para um debate mais amplo sobre equidade linguística nos contextos educacionais.
Downloads
Riferimenti bibliografici
LABOV, William. The logic of non-standard English. In: English in the inner city: studies of black English vernacular. University of Pennsylvania Press, Philadelphia, 1972.
__________. Padrões Sociolinguísticos. Tradução: Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 1972-2008.
National Council of Teachers of English (NCTE). English language learners: a policy research brief. 2008. Disponível em: <http://www.ncte.org> Acesso em 23 mar. 2019.
PULLUM, Geoffrey K. African American vernacular English is not standard English with mistakes. In: WHEELER, Rebecca S (ed.). The workings of language: from prescriptions to perspectives. Westport CT: Praeger, 1999, p. 39-58.
ROWE, Bruce M. LAVINE, Diane P. Sociolinguistics: language and society. In: ROWE, Bruce M. LAVINE, Diane P. A Concise Introduction to Linguistics. Routledge. 2023.
SAMSON, Jennifer F. COLLINS, Brian A. Preparing all teachers to meet the needs of English language learners: applying research to policy and practice for teacher effectiveness. Center for American Progress. April 2012. Disponível em: Acesso em 23 mar. 2019.
SOARES, Magda. O fracasso da/na escola. In: Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 8-17.
STEIN, Alexandre. O Inglês vernacular afro-americano: descrição e implicações sociolinguísticas. Entretextos. Londrina, v. 20, n. 2, p. 43-58, jul.-dez. 2020.
STEIN, Alexandre. Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da Língua Inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros. 2020.152f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2020.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.