A Língua Inglesa e suas variações linguísticas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26066

Parole chiave:

Língua Inglesa, Variações linguísticas, Sociolinguística, Variedades vernaculares

Abstract

Este estudo examina os desafios linguísticos enfrentados por professores de inglês nos Estados Unidos, com foco na coexistência do inglês culto/padrão e suas variedades vernaculares. Fundamentado na Sociolinguística Variacionista de William Labov (1972) e apoiado pelos estudos de Rowe e Lavine (2023), esta pesquisa analisa variações semânticas, fonológicas, morfológicas e sintáticas, com ênfase especial no Inglês Vernacular Afro-Americano (IVAA). O estudo destaca o impacto dessas variações no ensino de línguas e a necessidade de programas de formação docente que incorporem a consciência sociolinguística. Os resultados sugerem que a diversidade linguística nas salas de aula exige estratégias
pedagógicas que respeitem e integrem as variedades não culta/padrão, ao mesmo tempo em que garantem a proficiência no inglês culto/padrão. O artigo argumenta que o desenvolvimento da consciência linguística entre os falantes de inglês pode evitar que as pessoas que utilizam essa língua sofram algum tipo de discriminação linguística e melhorar os resultados de aprendizagem. Ao reconhecer a legitimidade das variações linguísticas, esta pesquisa contribui para um debate mais amplo sobre equidade linguística nos contextos educacionais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Alexandre Stein, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual Londrina (2020) (Fonética e Fonologia da Língua Inglesa), possui Mestrado em Estudos da Linguagem (2015) (Ensino/Aprendizagem e formação do Professor de Língua Estrangeira), Especialização em Língua Inglesa (2004) e Graduação em Letras Português-Inglês (2003), todos pela Universidade Estadual de Londrina UEL-PR. Com certificados de proficiência em língua inglesa pela Trinity College London (Nível: 10 - Avançado) e pela Cambridge Assessment English (Nível: C1- CEFR). Certificado pela ACELS (Accreditation and Co-ordination of English Language Services) da República da Irlanda para o ensino de inglês como língua estrangeira naquele país. Tem trabalhado como professor de inglês há 28 anos. Atuou como professor colaborador no Depto. de Línguas Estrangeiras Modernas da UEL (2012 e 2013) e no curso de Letras Português-Inglês EaD da Anhanguera Educacional (2016 e 2017). Fez parte do corpo docente da Cultura Inglesa de Londrina por 15 anos. Atualmente trabalha como Professor Colaborador do Curso de Letras-Inglês e Secretariado Executivo da Universidade Estadual de Londrina. Suas áreas de interesse são: Fonética e Fonologia da Língua Inglesa, Aquisição de Segunda Língua, Formação de professores de línguas, Linguística e Linguística Aplicada. 

Riferimenti bibliografici

LABOV, William. The logic of non-standard English. In: English in the inner city: studies of black English vernacular. University of Pennsylvania Press, Philadelphia, 1972.

__________. Padrões Sociolinguísticos. Tradução: Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 1972-2008.

National Council of Teachers of English (NCTE). English language learners: a policy research brief. 2008. Disponível em: <http://www.ncte.org> Acesso em 23 mar. 2019.

PULLUM, Geoffrey K. African American vernacular English is not standard English with mistakes. In: WHEELER, Rebecca S (ed.). The workings of language: from prescriptions to perspectives. Westport CT: Praeger, 1999, p. 39-58.

ROWE, Bruce M. LAVINE, Diane P. Sociolinguistics: language and society. In: ROWE, Bruce M. LAVINE, Diane P. A Concise Introduction to Linguistics. Routledge. 2023.

SAMSON, Jennifer F. COLLINS, Brian A. Preparing all teachers to meet the needs of English language learners: applying research to policy and practice for teacher effectiveness. Center for American Progress. April 2012. Disponível em: Acesso em 23 mar. 2019.

SOARES, Magda. O fracasso da/na escola. In: Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 8-17.

STEIN, Alexandre. O Inglês vernacular afro-americano: descrição e implicações sociolinguísticas. Entretextos. Londrina, v. 20, n. 2, p. 43-58, jul.-dez. 2020.

STEIN, Alexandre. Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da Língua Inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros. 2020.152f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2020.

Pubblicato

2025-04-10

Come citare

STEIN, Alexandre.
A Língua Inglesa e suas variações linguísticas
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, p. 1–22, 10 apr. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/26066. Acesso em: 16 ago. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos