A Língua Inglesa e suas variações linguísticas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26066

Mots-clés :

Língua Inglesa, Variações linguísticas, Sociolinguística, Variedades vernaculares

Résumé

Este estudo examina os desafios linguísticos enfrentados por professores de inglês nos Estados Unidos, com foco na coexistência do inglês culto/padrão e suas variedades vernaculares. Fundamentado na Sociolinguística Variacionista de William Labov (1972) e apoiado pelos estudos de Rowe e Lavine (2023), esta pesquisa analisa variações semânticas, fonológicas, morfológicas e sintáticas, com ênfase especial no Inglês Vernacular Afro-Americano (IVAA). O estudo destaca o impacto dessas variações no ensino de línguas e a necessidade de programas de formação docente que incorporem a consciência sociolinguística. Os resultados sugerem que a diversidade linguística nas salas de aula exige estratégias
pedagógicas que respeitem e integrem as variedades não culta/padrão, ao mesmo tempo em que garantem a proficiência no inglês culto/padrão. O artigo argumenta que o desenvolvimento da consciência linguística entre os falantes de inglês pode evitar que as pessoas que utilizam essa língua sofram algum tipo de discriminação linguística e melhorar os resultados de aprendizagem. Ao reconhecer a legitimidade das variações linguísticas, esta pesquisa contribui para um debate mais amplo sobre equidade linguística nos contextos educacionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Alexandre Stein, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual Londrina (2020) (Fonética e Fonologia da Língua Inglesa), possui Mestrado em Estudos da Linguagem (2015) (Ensino/Aprendizagem e formação do Professor de Língua Estrangeira), Especialização em Língua Inglesa (2004) e Graduação em Letras Português-Inglês (2003), todos pela Universidade Estadual de Londrina UEL-PR. Com certificados de proficiência em língua inglesa pela Trinity College London (Nível: 10 - Avançado) e pela Cambridge Assessment English (Nível: C1- CEFR). Certificado pela ACELS (Accreditation and Co-ordination of English Language Services) da República da Irlanda para o ensino de inglês como língua estrangeira naquele país. Tem trabalhado como professor de inglês há 28 anos. Atuou como professor colaborador no Depto. de Línguas Estrangeiras Modernas da UEL (2012 e 2013) e no curso de Letras Português-Inglês EaD da Anhanguera Educacional (2016 e 2017). Fez parte do corpo docente da Cultura Inglesa de Londrina por 15 anos. Atualmente trabalha como Professor Colaborador do Curso de Letras-Inglês e Secretariado Executivo da Universidade Estadual de Londrina. Suas áreas de interesse são: Fonética e Fonologia da Língua Inglesa, Aquisição de Segunda Língua, Formação de professores de línguas, Linguística e Linguística Aplicada. 

Références

LABOV, William. The logic of non-standard English. In: English in the inner city: studies of black English vernacular. University of Pennsylvania Press, Philadelphia, 1972.

__________. Padrões Sociolinguísticos. Tradução: Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 1972-2008.

National Council of Teachers of English (NCTE). English language learners: a policy research brief. 2008. Disponível em: <http://www.ncte.org> Acesso em 23 mar. 2019.

PULLUM, Geoffrey K. African American vernacular English is not standard English with mistakes. In: WHEELER, Rebecca S (ed.). The workings of language: from prescriptions to perspectives. Westport CT: Praeger, 1999, p. 39-58.

ROWE, Bruce M. LAVINE, Diane P. Sociolinguistics: language and society. In: ROWE, Bruce M. LAVINE, Diane P. A Concise Introduction to Linguistics. Routledge. 2023.

SAMSON, Jennifer F. COLLINS, Brian A. Preparing all teachers to meet the needs of English language learners: applying research to policy and practice for teacher effectiveness. Center for American Progress. April 2012. Disponível em: Acesso em 23 mar. 2019.

SOARES, Magda. O fracasso da/na escola. In: Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 8-17.

STEIN, Alexandre. O Inglês vernacular afro-americano: descrição e implicações sociolinguísticas. Entretextos. Londrina, v. 20, n. 2, p. 43-58, jul.-dez. 2020.

STEIN, Alexandre. Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da Língua Inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros. 2020.152f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2020.

Téléchargements

Publié-e

2025-04-10

Comment citer

STEIN, Alexandre.
A Língua Inglesa e suas variações linguísticas
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, p. 1–22, 10 avr. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/26066. Acesso em: 16 août 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos