A Língua Inglesa e suas variações linguísticas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26066Palavras-chave:
Língua Inglesa, Variações linguísticas, Sociolinguística, Variedades vernacularesResumo
Este estudo examina os desafios linguísticos enfrentados por professores de inglês nos Estados Unidos, com foco na coexistência do inglês culto/padrão e suas variedades vernaculares. Fundamentado na Sociolinguística Variacionista de William Labov (1972) e apoiado pelos estudos de Rowe e Lavine (2023), esta pesquisa analisa variações semânticas, fonológicas, morfológicas e sintáticas, com ênfase especial no Inglês Vernacular Afro-Americano (IVAA). O estudo destaca o impacto dessas variações no ensino de línguas e a necessidade de programas de formação docente que incorporem a consciência sociolinguística. Os resultados sugerem que a diversidade linguística nas salas de aula exige estratégias
pedagógicas que respeitem e integrem as variedades não culta/padrão, ao mesmo tempo em que garantem a proficiência no inglês culto/padrão. O artigo argumenta que o desenvolvimento da consciência linguística entre os falantes de inglês pode evitar que as pessoas que utilizam essa língua sofram algum tipo de discriminação linguística e melhorar os resultados de aprendizagem. Ao reconhecer a legitimidade das variações linguísticas, esta pesquisa contribui para um debate mais amplo sobre equidade linguística nos contextos educacionais.
Downloads
Referências
LABOV, William. The logic of non-standard English. In: English in the inner city: studies of black English vernacular. University of Pennsylvania Press, Philadelphia, 1972.
__________. Padrões Sociolinguísticos. Tradução: Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 1972-2008.
National Council of Teachers of English (NCTE). English language learners: a policy research brief. 2008. Disponível em: <http://www.ncte.org> Acesso em 23 mar. 2019.
PULLUM, Geoffrey K. African American vernacular English is not standard English with mistakes. In: WHEELER, Rebecca S (ed.). The workings of language: from prescriptions to perspectives. Westport CT: Praeger, 1999, p. 39-58.
ROWE, Bruce M. LAVINE, Diane P. Sociolinguistics: language and society. In: ROWE, Bruce M. LAVINE, Diane P. A Concise Introduction to Linguistics. Routledge. 2023.
SAMSON, Jennifer F. COLLINS, Brian A. Preparing all teachers to meet the needs of English language learners: applying research to policy and practice for teacher effectiveness. Center for American Progress. April 2012. Disponível em: Acesso em 23 mar. 2019.
SOARES, Magda. O fracasso da/na escola. In: Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 8-17.
STEIN, Alexandre. O Inglês vernacular afro-americano: descrição e implicações sociolinguísticas. Entretextos. Londrina, v. 20, n. 2, p. 43-58, jul.-dez. 2020.
STEIN, Alexandre. Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da Língua Inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileiros. 2020.152f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.