Universalismo na Ciência e na Arte: Reflexões a Partir de Um Postulado de Schaeffer
Palabras clave:
universalismo, etnologia, decolonialidadeResumen
Este breve ensaio toma um postulado de Pierre Schaeffer em seu tratado sobre objetos musicais como ponto de partida de uma revisão crítica sobre o conceito de universalismo e sua aplicabilidade aos dilemas das diferentes linhas de pesquisa em musicologia. Sendo o postulado de Schaeffer uma crítica direta à etnologia da música, busca-se neste ensaio uma possível leitura das entrelinhas da formulação do tratadista, situando seu ponto de vista dentro de um panorama histórico e objetivando debater a problemática da teoria universalista e estruturalista no contexto científico em geral e musicológico em particular. Ao apontar lógicas de pensamento e vícios de linguagem resultantes da colonização, este debate incita futuras empreitas revisionistas similares sobre outras obras e sugere algumas soluções a se adotar no ambiente acadêmico para mitigar a reverberação e multiplicação dos problemas aqui debatidos.
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This short essay takes one postulate from Pierre Schaeffer in his Treatise on Musical Objects as the starting point for a critical review of the concept of universalism and its applicability to the dilemmas of different lines of research in musicology. As Schaeffer's postulate is a direct criticism on the ethnology of music, this essay seeks a possible reading between the lines of this specific treatise's formulation, placing his point of view within a historical panorama and aiming to debate the problematic of universalist and structuralist theory in the scientific context in general and musicological context in particular. By pointing out logics of thought and vices of language resulting from colonization, this debate encourages similar revisionist undertakings about other works and suggests some solutions to be adopted in the academic environment to mitigate the reverberation and multiplication of the problems discussed here.
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