EL MANIFIESTO QUE CONVOCÓ A LA INVESTIGACIÓN ARTÍSTICA:

The Artistic Turn – bajo la mirada de investigadores de Brasil y Chile

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n13.2024.9

Palabras clave:

Pesquisa Artística

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Biografía del autor/a

Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari, Universidade Federal do Maranhão

Como artista-pesquisadora tenho interesse pela conexão entre música, criação, voz, ecologia e pesquisa artística. A minha atividade composicional é decorrente da busca por integrar tais conexões. Influenciada por Kozana Lucca, Leah Barclay, Catherine Laws, Pauline Oliveros, Murray Schafer, Bernie Krause, Alvin Lucier e John Cage, tenho composições do tipo site specific - para coro, orquestra, pista digital e improvisação livre, como O Nó (2018) e o Ciclo de Miniaturas Parnaíba das Américas - O Delta (2019), ambas estreadas com o apoio do SESC-Piauí. Outros trabalhos de criação e composição representativos a serem citados são: a criação e design da faixa performática Charlotte Salomon - 2007, com estreia no Teatro de Malerárgues, França e coautoria da trilha da cena final da personagem Teresa en La Ruta de su Atracción - Yolanda Oreamuno e Chiquinha Gonzaga com o grupo Teatro Abya Yala. A predileção por criações colaborativas me levou a fazer parte de Abraços (2018) , uma rádio arte colaborativa e interativa, coordenada por Andrea Cohen, da France Culture Radio France - que envolveu artistas do Brasil, Argentina e França. Como cantora, dedico-me atualmente a um repertório para voz solo e que me move a compor para voz solo e coral como parte do processo criativo. Trabalhos anteriores como La Ruta de su Atração - Yolanda Oreamuno y Chiquinha Gonzaga e Un día cualquiera, multimodal, contemporâneo com música, videoarte, cena e improvisação podem ser considerados os mais relevantes em termos de performance. Ambos foram contemplados com o Fundo Iberescena (2011 e 2012) e Prêmio Nacional de Cultura da Costa Rica - 2021. Participou das comemorações do Ano Brasil - 2005 na França com o monólogo musical Maria Brasileira (criação minha), junto com o guitarrista Fernando Poles e direção de Carol Mendelsohn (EUA). Entre 2000 e 2004 apresentei com o violoncelista Walter Moure, fruto de uma pesquisa sobre o toda da obra do compositor John Dowland, uma série de concertos nas cidades de São Paulo, Buenos Aires, Paris e Thoiras. Participei da montagem da ópera A Flauta Mágica - Mozart, com a Orquestra Sinfônica de Curitiba no Teatro Calil Hadad de Maringá, sob a regência do Maestro Paulo Bueno - como Segunda Dama. Também integrei o casting do Fermata’s Project, em 2007, em colaboração entre a Hull University (Inglaterra), The Other Theatre (Dinamarca) e o Centre Artistique International Roy Hart (França). Sou fundadora do Latin Theatre International Wolfsohn e Hart Voice Work, coletivo de artistas e pesquisadores latino-americanos. Como artista-pesquisadora, acadêmica, sou efetiva da Universidade Federal do Maranhão, no Mestrado Interdisciplinar Dinâmicas Sociais, Conexões Artísticas e Saberes Locais e no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos - Música,, no Centro de Ciências de São Bernardo, Maranhão, Brasil. Colaboro como orientadora e co-orientadora junto à Universidade de Lisboa (co-orientadora de doutorado), Universidade Nacional de Rosário - Argentina (orientadora de doutorado), Universidade de São Paulo - USP (orientadora de doutorado) e Universidade Estadual Paulista - UNESP (pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Musical - G-Pem).

Philippe Le Guern, Université Rennes 2

Philippe Le Guern é professor pesquisador em teoria da arte e antropologia dos mundos contemporâneos na Universidade Rennes 2. Ele é co-diretor do mestrado em Design e Ciências Sociais e co-diretor da unidade de pesquisa Práticas e Teorias da Arte Contemporânea. Professor de classe excepcional. Pesquisador em teoria da arte e antropologia dos mundos contemporâneos.

Doutorado em Literatura Geral e Comparada (sob a direção de Jacques Dugast, Rennes 2): "Projeto ideológico e narrativa. A série de televisão O Prisioneiro ou o culto de um mal-entendido", 1995.

Pós-doutorado na Universidade de Limoges em 1995-1996, no Centro de Pesquisa sobre Literaturas Populares e Cultura Midiática. Professor adjunto na Universidade Lille 1, de 1999 a 2001. Professor adjunto na Universidade de Angers de 2001 a 2010. Professor na Universidade de Avignon de 2010 a 2012. Professor na Universidade de Nantes de 2012 a 2019. Professor na Universidade Rennes 2 desde setembro de 2019: Teorias das Artes e antropologia dos mundos contemporâneos. Responsável por conferências na EHESS.

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

MOLINARI, Paula Maria Aristides de Oliveira; LE GUERN, Philippe.
EL MANIFIESTO QUE CONVOCÓ A LA INVESTIGACIÓN ARTÍSTICA:: The Artistic Turn – bajo la mirada de investigadores de Brasil y Chile
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 13, p. 1–6, 13 dic. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/25402. Acesso em: 27 dic. 2024.

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