A LINGUAGEM MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mots-clés :
Linguagem matemática. Controle quantitativo. Educação infantil. Desenvolvimento do psiquismo.Résumé
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a manifestação da linguagem matemática pelas crianças da educação infantil e a contribuição daquela para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em situações escolares destas, controlando as diferentes quantidades, grandezas e formas. Fundamentadas nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, neste estudo discutimos as manifestações das crianças no movimento de controle quantitativo, a organização do trabalho da professora e a direção do ensino no interior do fenômeno. Utilizamos como instrumento de pesquisa a observação participativa, o que nos permitiu a apreensão dos dados coletados em um centro de educação infantil no noroeste paranaense, no período de maio a junho de 2015, tendo como sujeitos da pesquisa 24 crianças entre três e quatro de idade. Ao final, trouxemos, à tona, algumas implicações que podem dificultar o ensino da linguagem matemática e princípios que revelam os caminhos que podem direcionar o processo de ensino e aprendizagem das crianças em sua trajetória escolar de modo que a linguagem matemática se torne efetivamente instrumento do pensamento.
Téléchargements
Références
ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Editora WMF; Martins Fontes, 2009.
FERRO, L. L. S. A criança da educação infantil e a linguagem matemática: relações interdependentes no processo de ensino e aprendizagem. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá: Maringá, 2016.
LAZARETTI, L. M. D. B. Elkonin: vida e obra de um autor da psicologia histórico-cultural. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes, 1972.
LURIA, A. R. Curso de psicologia geral: atenção e memória. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1991. v. 3. Disponível em: <http://pt.notices-pdf.com/curso-de-psicologia-geral-volume-1-luria-pdf.html#a0>. Acesso em: 14 março 2019.
_______. A Psicologia Experimental e o Desenvolvimento Infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006. p. 85-102.
MARTINS, L. M. O ensino e o desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Org.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009. p. 93-122.
_______. Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a Pedagogia Histórico-Crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 52, p. 286-300. set. 2013. Disponível em: <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/histedbr/article/view/5354/4641>. Acesso em: 14 de março 2019.
MOURA, M. O. Matemática na infância. In: MIGUEIS, M. da R.; AZEVEDO, M. da G. Educação matemática na infância: abordagens e desafios. Serzedo, Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro, 2007. p. 40-63.
_______. Pesquisa colaborativa: um foco na ação formadora. In: BABOSA, R. L. L. (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: UNESP, 2004. p. 257-284.
PINO, A. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
POLÔNIO, F. de C. et al. O uso de jogos no ensino da matemática e da escrita. In: RIBEIRO, M. J. L.; SILVA, T. dos S. A. da; CINTRA, E. P. de U. (Org.). Tópicos especiais em educação: reflexões e práticas, Maringá: EDUEM, 2012. p. 121-132.
PRADO, A. E. F. G.; AZEVEDO, H. H. O. A. Currículo para a educação infantil: argumentos acadêmicos e propostas de “educação para crianças de 0 a 5 anos. In: ARCE, A.; JACOMELI, M. R. M. (Org.). Educação Infantil versus educação escolar? Entre a (des)escolarização e a apreciação do trabalho pedagógico nas salas de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 33-52.
VENGUER, L. A. La enseñanza y el desarrollo psíquico. Temas de Psicologia Preescolar. Tomo I. Vedado, La Habana: Instituto Cubano del Libro Editorial Científico-Técnico, 1976.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
_______. Obras escorridas. Tomo II. Madrid: A. Machado Libros, 2001. p. 351-368.
_______. Obras escorridas. Tomo IV. Madrid: Visor, 1996.
_______. LURIA A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lussuede Luciana de Sousa Ferro, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.