O ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n10.2023.4

Mots-clés :

Métodos de baixo custo, Experimentação, Ensino de Química, Extensão Universitária, Educação

Résumé

No ensino de Química, sabe-se que a parte experimental é a ferramenta principal para o sucesso do aprendizado dos conteúdos da disciplina. No entanto, a realidade das salas de aula nas escolas públicas é que ainda prevalece o ensino tradicional. A infraestrutura das escolas, a falta de materiais e as concepções desatualizadas dos professores na disciplina, são alguns dos obstáculos permanentemente encontrados para a não realização dessas aulas experimentais. Diante dessa problemática, o projeto de Extensão, “A Química nas escolas: Integrando teoria à prática", traz a possibilidade de realização de aulas experimentais utilizando materiais de baixo custo e fácil acesso onde experimentos são realizados dentro da própria sala de aula, contribuindo de forma significativa para a aprendizagem do aluno. Assim, este trabalho tem objetivo de pontuar as contribuições, bem como os aspectos positivos, e desafios da aplicação de aulas práticas em escolas públicas a partir da iniciativa de ações da extensão universitária no ensino de química. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa com uma amostra dos alunos participantes do projeto, que serviu de referência para discussão dos resultados deste trabalho. Notou-se que a realização das aulas experimentais no ambiente escolar, utilizando materiais de baixo custo, apresenta significativas melhorias no que se diz respeito à motivação, participação e comprometimento dos alunos durante as aulas teórico/prática o que infere em uma melhor aprendizagem dos conteúdos de química. Ressalta-se também a contribuição na formação dos graduandos que desenvolvem habilidades durante sua formação docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriele dos Santos Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – química (LCNQ – UFMA), da Universidade Federal do Maranhão, sob a orientação da professora doutora Maria do Socorro Evangelista Garreto. Bolsista do projeto de extensão “A química nas escolas: integrando teoria à prática” (PROEX).

Maria do Socorro Evangelista Garreto, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (2003), Graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão (2003), Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011); Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Maranhão (2016) e Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão/ Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química; tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de água, Química de petróleo, asfaltenos, adsorção, polímeros e Colóides, Ensino de química e Ensino a Distância.

Références

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. portal.mec.gov.br. Novo Ensino Médio - perguntas e respostas. [S.l.]. Gov.br, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361. Acesso em: 13 jun. 2023.

SUART, R. D. C.; MARCONDES, M. E.R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. 50-74,2019.

LEWIN, A.M.F; LOMASCÓLO, T.M.M. La metodologia científica en la construcción de conocimientos. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 2, p. 147-510,1998.

GIBIN, B.G.; FERREIRA, L.H. A formação inicial em Química baseada em conceitos representativos por meio de modelos mentais. Química Nova, v. 8, n. 33, p. 1809-1814,2010.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. Divisão Científica- Ensino de Química. Nota da sociedade brasileira de química sobre a implementação do novo ensino médio a partir da bncc. São Paulo: Divisão Científica, 2021. Disponível em:<http://www.sbq.org.br/ensino/mocoes/nota-da-sociedade-brasileira-de-quimica-sobre-implementacao-do-novo-ensino-medio-partir-da> . Acesso em: 19 fev. 2023.

.

DOMINGUINI, L.; BIASI, L. H. D.; MARQUES, J. A.; MARTINS, J. C.; FIGUEIREDO, A. P.; GIASSI, M. G. Projeto de extensão como ferramenta na difusão de conhecimentos químicos. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 155-161, 2014. Disponível em:<https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4416.> Acesso em: 16 abr. 2023.

RAYLLA, K.; RAYLLA MEDEIROS SILVA DIAS, K.; LISBÔA MEDINA, A.; MACKE HELLWIG, F.; ROSA GONÇALVES, C.; LETTNIN ROLL FEIJÓ, A. Exposição de atividades interativas de química: Uma extensão universitária. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão,v. 10, n. 3, 14 fev,2020.

FERREIRA, Daiane Da Silva et al. Contribuição de projetos de extensão para o ensino de química em escolas públicas. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em:<https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88854.> cesso em: 27/04/2023 19:20

Téléchargements

Publié-e

2023-10-19

Comment citer

MONTEIRO, Gabriele dos Santos; GARRETO, Maria do Socorro Evangelista.
O ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 6, n. 10, p. 69–83, 19 oct. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/21734. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos