MÃES UNIVERSITÁRIAS

experiências e desafios da maternidade e da vida acadêmica em São Bernardo, Maranhão, Brasil

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n10.2023.5

Parole chiave:

Universidade, Maternidade, Mulher, São Bernardo, Maranhão, Estratégias

Abstract

A presente pesquisa tem como objetivo analisar os processos e situações que incidem sobre a permanência das discentes mães no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com característica descritiva e exploratória realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. As principais referências teóricas utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa foram Lucila Scavoni (2001), Maria de Jesus Correia (1998) e Pierre Bourdieu (1983). Frente os objetivos que o artigo propõe o texto está dividido em três sessões. Inicialmente, destacaremos os procedimentos metodológicos utilizados na realização da pesquisa, com especial destaque para a técnica da análise de conteúdo. Na segunda sessão, exploramos referências teóricas acerca da mulher e da maternidade, ressaltando a vivência da maternidade no contexto acadêmico. Na terceira etapa do artigo apresentam-se os resultados obtidos com a realização da pesquisa, destacando as estratégias dessas mães estudantes para sua permanência na universidade e os desafios de conciliar a maternidade com os estudos superiores. Por fim, apresentamos considerações finais acerca das questões que exploramos ao longo do texto.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Clodomir Cordeiro de, Universidade Federal do Maranhão

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS/USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (PPGS/UFC). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/Sociologia (LCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Bernardo, MA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, MA. Coordenador do Laboratório de Pesquisas e Estudos sobre as Cidades e seus Conflitos (CITADINOS/UFMA). Pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV-UFC). Pesquisador do Laboratório das Conflitualidades e Violência (LabCOVIO-UECE). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e do Conflito, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Sociais, Cidades, Mundo Rural, Violência, Jovens, Cultura, Drogas, Segurança Pública, Vítimas, Cotidiano e América Latina.

Taiane Cristine Meireles Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Graduada na Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo – CCSB da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Maranhão, Brasil. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre as Cidades – CITADINOS – UFMA – CNPQ.

Riferimenti bibliografici

AZEVEDO, KÁTIA ROSA; ARRAIS, ALESSANDRA DA ROCHA. O mito da mãe exclusiva e seu impacto na depressão pós-parto. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 269-276, 2006.

BARDIN, LAURENCE. Organização da análise. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo: a experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira ,1980.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (Org.). Bourdieu (Coleção Grandes Cientistas Sociais). São Paulo: Ática, 1983. Pp. 46-81

CARDOSO, F. A; AMORIM, M. A.; LACERDA, W. G. A educação como objeto de análise da sociologia: pensando a relação dos estudantes com o ensino superior. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 5, n. 1, p. 215-239, 2014.

CORREIA, Maria de Jesus. Sobre maternidade. Análise Psicológica, n. 3, vol. XVI, p. 365 – 371,1998.

COULON, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008.

MINAYO, MARIA CECÍLIA DE SOUZA. O desafio do conhecimento. São Paulo: Editora Hucitec, 2008.

SCAVONE, Lucila. A maternidade e o feminismo: dialogo com as ciências sociais. Cadernos Pagu, São Paulo, n.16, p.137-150, 2001.

SCAVONE, Lucila. Maternidade: transformações na família e nas relações de gênero. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v.5, n.8, p.47-60, 2001a.

SANTOS, G. G.; SILVA, L. C. A evasão na educação superior: entre debate social e objeto de pesquisa. In: SAMPAIO, S. M. R. (Org.). Observatório da vida estudantil: primeiros estudos [online]. Salvador: EDUFBA, 2011. Pp. 249-262.

SAMPAIO, S. M. R. Observatório da Vida Estudantil: histórias de vida e formação na educação superior. Salvador/BA: EDUFBA, 2008.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

URPIA, A. M. de O. Tornar-se mãe no contexto acadêmico: narrativas de um self participante. 2009. 200p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2009.

Pubblicato

2023-10-19

Come citare

MATOS JÚNIOR, Clodomir Cordeiro de; SOUSA, Taiane Cristine Meireles.
MÃES UNIVERSITÁRIAS: experiências e desafios da maternidade e da vida acadêmica em São Bernardo, Maranhão, Brasil
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 6, n. 10, p. 84–108, 19 ott. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/21817. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos