MÃES UNIVERSITÁRIAS
experiências e desafios da maternidade e da vida acadêmica em São Bernardo, Maranhão, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n10.2023.5Parole chiave:
Universidade, Maternidade, Mulher, São Bernardo, Maranhão, EstratégiasAbstract
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os processos e situações que incidem sobre a permanência das discentes mães no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com característica descritiva e exploratória realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. As principais referências teóricas utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa foram Lucila Scavoni (2001), Maria de Jesus Correia (1998) e Pierre Bourdieu (1983). Frente os objetivos que o artigo propõe o texto está dividido em três sessões. Inicialmente, destacaremos os procedimentos metodológicos utilizados na realização da pesquisa, com especial destaque para a técnica da análise de conteúdo. Na segunda sessão, exploramos referências teóricas acerca da mulher e da maternidade, ressaltando a vivência da maternidade no contexto acadêmico. Na terceira etapa do artigo apresentam-se os resultados obtidos com a realização da pesquisa, destacando as estratégias dessas mães estudantes para sua permanência na universidade e os desafios de conciliar a maternidade com os estudos superiores. Por fim, apresentamos considerações finais acerca das questões que exploramos ao longo do texto.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AZEVEDO, KÁTIA ROSA; ARRAIS, ALESSANDRA DA ROCHA. O mito da mãe exclusiva e seu impacto na depressão pós-parto. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 269-276, 2006.
BARDIN, LAURENCE. Organização da análise. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEAUVOIR, S. O segundo sexo: a experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira ,1980.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (Org.). Bourdieu (Coleção Grandes Cientistas Sociais). São Paulo: Ática, 1983. Pp. 46-81
CARDOSO, F. A; AMORIM, M. A.; LACERDA, W. G. A educação como objeto de análise da sociologia: pensando a relação dos estudantes com o ensino superior. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 5, n. 1, p. 215-239, 2014.
CORREIA, Maria de Jesus. Sobre maternidade. Análise Psicológica, n. 3, vol. XVI, p. 365 – 371,1998.
COULON, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008.
MINAYO, MARIA CECÍLIA DE SOUZA. O desafio do conhecimento. São Paulo: Editora Hucitec, 2008.
SCAVONE, Lucila. A maternidade e o feminismo: dialogo com as ciências sociais. Cadernos Pagu, São Paulo, n.16, p.137-150, 2001.
SCAVONE, Lucila. Maternidade: transformações na família e nas relações de gênero. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v.5, n.8, p.47-60, 2001a.
SANTOS, G. G.; SILVA, L. C. A evasão na educação superior: entre debate social e objeto de pesquisa. In: SAMPAIO, S. M. R. (Org.). Observatório da vida estudantil: primeiros estudos [online]. Salvador: EDUFBA, 2011. Pp. 249-262.
SAMPAIO, S. M. R. Observatório da Vida Estudantil: histórias de vida e formação na educação superior. Salvador/BA: EDUFBA, 2008.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
URPIA, A. M. de O. Tornar-se mãe no contexto acadêmico: narrativas de um self participante. 2009. 200p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2009.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Clodomir Cordeiro de Matos Júnior, Taiane Cristine Meireles Sousa
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.