Inteligência artificial na pesquisa acadêmica: potencialidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26086Palavras-chave:
Análise de Discurso, inteligência artificial, pesquisa acadêmicaResumo
Ao abordar o tema da inteligência artificial, adota-se como objetivos geral discutir suas potencialidades e riscos na pesquisa acadêmica, filiados às bases teóricas da Análise de Discurso Francesa de Michel Pêcheux, teoria materialista do discurso, com análise qualitativa do discurso, em diálogo com Althusser e Bourdieu nas bases teóricas mobilizadas. Os resultados indicam que jamais o aluno ou pesquisador deve entender que a inteligência artificial é sua mentora, explicitando a necessidade de um trabalho crítico de curadoria e uso ético das novas ferramentas digitais. Sobre os efeitos de sentido (Pêcheux, 2014), também se reflete acerca da ação dessas novas ferramentas na produção da aparência de veracidade, neutralidade, universalidade e verdade inquestionável, atentando-se para aspectos como a falha e a distorção de realidade no discurso organizado pelas ferramentas digitais da sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa. Edições 70, 2021.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.
PIRES, Guilherme Moreira. Abolicionismos e Sociedades de Controle: entre aprisionamentos e monitoramentos. Florianópolis: Habitus, 2018.
RESENDE, Paulo Edgar da Rocha. Epílogo I: Punitivismo Narcisista e o Racismo de Estado. In: PIRES, Guilherme Moreira. Abolicionismos e Sociedades de Controle: entre aprisionamentos e monitoramentos. Florianópolis: Editora Habitus, 2018.
ROSA, Pablo Ornelas; SOUZA, Aknaton Toczek; CAMARGO, Giovane Matheus. Considerações sobre a Escola Austríaca de Economia. Serra: Editora Milfontes, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.