Interseccionalidade e sistema de cotas: examinando as experiências de mulheres afro-brasileiras no ensino superior e no local de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n18e22855Palavras-chave:
Sistema de Cotas no Brasil, Integração da Perspetiva de Gênero, Mulheres Brasileiras, Educação, Local de TrabalhoResumo
Esta pesquisa procurou lançar luz sobre as experiências das mulheres afro-brasileiras tanto no ensino superior como na força de trabalho, considerando a intrincada interação entre raça e género. O estudo faz uma análise crítica das políticas de ação afirmativa em vigor, com o objetivo de discernir sua eficácia na abordagem dos desafios específicos enfrentados por esse grupo demográfico. Ao analisar a sua representação nas instituições de ensino superior, o estudo visava descobrir padrões nas taxas de inscrição, retenção e graduação, proporcionando assim uma compreensão abrangente das suas trajectórias educativas. Além disso, uma exploração aprofundada das suas experiências profissionais permitiu analisar os factores que influenciam a progressão na carreira, as disparidades salariais e a sua presença em posições de liderança. Através de entrevistas qualitativas e inquéritos, a pesquisa captou as vozes e perspectivas das mulheres afro-brasileiras, oferecendo informações valiosas sobre as suas percepções das políticas de ação afirmativa e as suas experiências vividas. Além disso, a disponibilidade e o impacto dos sistemas de apoio, iniciativas de orientação e recursos foram avaliados para determinar sua eficácia em facilitar o progresso e o sucesso das mulheres afro-brasileiras em ambientes educacionais e profissionais. Os resultados desta investigação culminaram num conjunto de recomendações políticas baseadas em evidências, destinadas a implementar abordagens mais interseccionais que tenham em conta a dupla dinâmica da raça e do género, com o objetivo último de criar ambientes mais inclusivos, solidários e equitativos para as mulheres afro-brasileiras.
Downloads
Referências
UN Women Data Hub - https://data.unwomen.org/country/brazil
Oliveira, R., & Silveira Neto, R. D. M. (2022). Brazil’s south-north labor income gap re-examined: evidence across purchasing power adjusted wage distributions. Regional Studies, 56(5), 818-838.
McCowan, T., & Bertolin, J. (2020). Inequalities in higher education access and completion in Brazil (No. 2020-3). UNRISD working paper.
UN Women. 2021 - https://unstats.un.org/sdgs/gender-snapshot/2021/UNW_GenderSnapshot.pdf
Marteleto, L. J. (2012). Educational inequality by race in Brazil, 1982–2007: structural changes and shifts in racial classification. Demography, 49(1), 337-358.
Miguel, L. F. (2008). Political representation and gender in Brazil: Quotas for women and their impact. Bulletin of Latin American Research, 27(2), 197-214.
Benedito, V. L. (2005). The quest for Afro-Brazilians' equal opportunity: The articulations of affirmative action policies and programs by Afro-Brazilian advocacy organizations and the state in Brazil, 1990–2004. Michigan State University.
Booysen, L. A., Combs, G., & Lillevik, W. (2016). Brazilian, South African and US work environments: A comparative analysis of equal opportunity, diversity management and inclusion practices. Research Handbook of International and Comparative Perspectives on Diversity Management, 89-131.
Morrison, J. E. (2018). For whom the quotas count: Negotiating blackness in Brazilian Higher Education. Drexel University.
Smith, C. S. (2020). The Cost of Representation: An Intersectional Analysis of the Political Marginalisation of Women and Afro-descendants in Brazil (Master's thesis).
Matias dos Santos, K. (2020). " A matter of life and death": An intersectional study on black women’s political participation in Brazil.
Franklin, J. H. (2013). Building From And Moving Beyond The State: The National And Transnational Dimensions Of Afro-Brazilian Women's Intersectional Mobilization (Doctoral Dissertation).
Quadros, M. S. The Cosmopolitics Of Gender And Race: Epistemological Tensions In Academic Contexts In Brazil. Advances In Sociology Research, 1.
Aubel, M. G. (2022). Afro-Brazilian Women in Higher Education at the Federal Institute of Bahia (IFBA) Brazil (Doctoral dissertation, University of Kansas).
Mitchell, G. L. (2018). The politics of blackness: Racial identity and political behavior in contemporary Brazil. Cambridge University Press.
Mitchell-Walthour, G. (2019). Intersectionality, Discrimination, and Presidential Approval: An Intersectional Analysis of Bolsa Família Recipients' Presidential Satisfaction of Dilma Rousseff and Political Trust. National Political Science Review, 20(1), 73-90.
Wylie, K. (2020). Taking bread off the table: race, gender, resources and political ambition in Brazil. European Journal of Politics and Gender, 3(1), 121-142.
Wylie, K. (2020). Taking bread off the table: race, gender, resources and political ambition in Brazil. European Journal of Politics and Gender, 3(1), 121-142.
DeSouza, E. R., Wesselmann, E. D., Taschetto, L. R., Rosa, G. C., Rosa, C. F., Yunes, M. A. M., ... & Fernandes, G. (2019). Investigating ostracism and racial microaggressions toward Afro-Brazilians. Journal of Black Psychology, 45(4), 222-268.
Perry, K. K. Y. (2020). The resurgent far right and the Black feminist struggle for social democracy in Brazil. American Anthropologist, 122(1), 157-162.
Vazquez Baur, A. T. (2017). Race and Affirmative Action in “Post-Racial” Democratic Brazil.
Lovell, P. A. (2006). Race, gender, and work in São Paulo, Brazil, 1960–2000. Latin American Research Review, 41(3), 63-87.
Murphy, D. M. (2023). “Quem pode ser a dona?”: Afro‐Brazilian women entrepreneurs and gendered racism. Gender, Work & Organization.
Klein, C. H., & Carmo, M. M. (2019). “I never thought this could be for me”: aspirational capital, identities, and political engagement among first-generation college students in São Paulo. International Studies in Sociology of Education, 28(3-4), 259-278.
Kaknes, E. (2022). Assessing a Welfare Program's Effects on Social Mobility in Brazil's “Golden Age”: The Intersectionality of Race, Gender, and Redistributive Social Programs in Two Brazilian Cities. The Review of Black Political Economy, 49(4), 475-504.
Caldwell, K. L. (2017). Health equity in Brazil: intersections of gender, race, and policy. University of Illinois Press.
Collins, P. H. (2015). Intersectionality's definitional dilemmas. Annual review of sociology, 41, 1-20.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
