O RACISMO E O PENSAMENTO DE CLÓVIS MOURA: elementos para um debate

Authors

  • José Jonas Borges da Silva Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe –Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – SP

Abstract

Este texto, referenciado em pesquisa bibliográfica, trata dacontribuição do pensamento de Clovis Moura para o debate acerca do racismo no Brasil, buscando refletir sobre a atualidade do pensamento do autor, enquanto intelectual e militante da causa negra.Clóvis Moura analisouas iniciativas e resistências do negro na formação social do Brasil, numa perspectiva marxista e que fugia aos padrões historicamente conservadores de sua época, questionando a visão construída sobre o negro como sujeito passivo, sem ação política. Em contraponto a essa visão, Clóvis Moura apresentou os negros e negras em luta por liberdade, e contra a escravidão, como sujeitos ativos, inserindo o tema racial nos estudos sobre a classe trabalhadora brasileira. Portanto, este artigo, apresenta aspectos de sua vida pessoal, sua inserção na política nacional e seu percurso na construção de sua produção política e intelectual. Destaca a formação social brasileira constituída teórica, histórica e política a partir do racismo. Contextualiza historicamente o racismo no Brasil, a partir do marco colonial e enfatiza a persistência das desigualdades sociais, políticas e econômicas que têm as populações negras como as principais vítimas. Conclui que mesmo com o processo histórico de luta negra no Brasil, ainda perdura a negação de seus direitos, sendo bastante atual o pensamento de Clóvis Moura para se compreender a formação social brasileira no que tange a questão racial, trazendo a população negra como sujeito político do processo de emancipação.

Palavras-chave:Clóvis Moura. Racismo. Relações Étnico-raciais. Formação social brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Jonas Borges da Silva, Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe –Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – SP

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Presidente Prudente – SP; Graduado em Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe –Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP – SP

References

REFERÊNCIAS

ALENCAR, Francisco,et al. História da sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Editora ABDR, 1994.

ALMEIDA, Sílvio. O que é racismo estrutural?Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ALONSO, Angela. O abolicionismo como movimento social. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n.100, p.115-127, Nov. 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-3002014000300115&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 de agosto de 2020.

FARIAS, Márcio. Classe e raça no pensamento de Clovis Moura. Disponível em<https://drive.google.com/drive/folders/1JPdheJ9tPkTARaZPopq9nJgEedU9UC-D>Acesso em 15 de agosto de 2020.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro à sociedade de classes. Rio de Janeiro:CentroBrasileiro de Pesquisas Educacionais. Instituto Nacional de Estudos pedagógicos. Ministério da Educação e Cultura, 1964.

FERREIRA, Mary Vania Nogueira. “Raça” e Classe no pensamento social brasileiro: uma abordagem sobre a obra de Clovis Moura.(Dissertação de Mestrado em Sociologia). Programa de Pós Graduação em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais. Universidade Federal de Alagoas/UFAL, 2013.

FIGUEIREDO, José Ricardo. Modos de ver a produção no Brasil. São Paulo:Autores Associados, 2004.

FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro:Record, 2002.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 30ª edição. São Paulo:Companhia Editora Nacional, 2001.

IANNI, Octavio. Escravidão e racismo. 2ª edição. São Paulo: Hicitec, 1988.

JACCOUD, Luciana. Racismo e República:o debate sobre o branqueamento e a discriminação racial no Brasil. In: TEODORO, Mário (org.). As Políticas Públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. 2ª edição. Brasília: IPEA, 2008.

MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira, et al.Por uma educação antirracista e intercultural: as contribuições do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFGD). In. COELHO, Wilma de Nazaré Baía; OLIVIEIRA, Julvan Moreira de. (orgs). Estudos sobre as relações étnico-raciais e educação no Brasil.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

MARX, Karl. O Capital. V.1. São Paulo: Boitempo, 2013.

MATTOS, Teresa Cristina Furtado; TELLA, Marco Aurélio Paz. Relações étnico-raciais no Brasil. Cadernos Afro-Paraibanos I: educação, ações afirmativas e relações étnico-raciais no Brasil. João Pessoa, 2004. Disponível em <http://www.cchla.ufpb.br/neabi/pdf/Cadernos/Cadernos%20APBs%20I.pdf>Acesso em 03 de fevereiro de 2019.

MESQUITA, Érica. Clóvis Moura (1925 - 2003). RevistaAfro-Ásian.31, 2004, p.337-356. Disponível em .Acesso em 20 de janeiro de 2019.

MOURA, Clovis. Dialética radical do Brasil negro. São Paulo:Editora Fundação Maurício Grabois/Anita Garibaldi, 2014.

________. Introdução ao Pensamento de Euclides da Cunha. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1964.

________. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo:Ática, 1988.

________. Sociologia política da guerra camponesa de Canudos: Da destruição de Belo Monte ao aparecimento do MST. 1ª edição. São Paulo: Expressão Popular, 2000.

NEVES, Marcia das. A concepção de raça humana em Raimundo Nina Rodrigues. Filosofia e História da Biologia, v. 3, p. 241-261, 2008. Disponível em <http://www.abfhib.org/FHB/FHB-03/FHB-v03-13-Marcia-Neves.pdf>.Acesso em 05 de fevereiro de 2019.

OLIVEIRA, Fabio Nogueira. Clóvis Moura e a Sociologia da práxis negra. (Dissertação de Mestrado). Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, 2009.

PEREIRA, João Baptista Borges. O último legado de Clóvis Moura. Estud. av. , São Paulo, v. 18, n. 50, pág. 311-312, abril de 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000100027&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 14 de agosto de 2020.

RUY, José Carlos. Clóvis Moura - A história do trabalho no Brasil ainda não foi escrita. 2018. Disponível em:<http://www.vermelho.org.br/noticia/317083-1>. Acesso em 20 de janeiro de 2019.

SANTOS, Rosenverck Estrela. O marxismo e a questão racial no Brasil: reflexões introdutórias. RevistaLutas Sociais, São Paulo, vol.19 n.34, p.100-113, jan./jun. 2015. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/ls/article/viewFile/25760/pdf>. Acesso em: 14 de agosto de 2020.

THEODORO, Mário. A formação do mercado de trabalho e a questão racial no Brasil. In. THEODORO, Mário (Org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição/ Mário Theodoro e outros (or

Published

2021-03-09

How to Cite

Silva, J. J. B. da. (2021). O RACISMO E O PENSAMENTO DE CLÓVIS MOURA: elementos para um debate. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(7). Retrieved from https://cajapio.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/15174

Most read articles by the same author(s)