USING THE MASTER’S TOOL TO DISMANTLE THE MASTER’S HOUSE: The two-ness in the construction of black English teachers’ identity in Brazil

Authors

Abstract

USANDO AS FERRAMENTAS DO MESTRE PARA DESMANTELAR A CASA GRANDE:

A ambivalência da educação e os docentes negros de Língua Inglesa no Brasil

 

UTILIZAR LA HERRAMIENTA DEL MAESTRO PARA DESMONTAR LA CASA DEL MAESTRO:

El dos nes en la construcción de la identidad de los profesores negros de Inglés en Brasil

Resumo

Este trabalho tem por escopo uma reflexão crítica sobre  o sistema educacional brasileiro, pautado na supremacia branca e seus desdobramentos para a dualidade da identidade  dos professores negros de língua inglesa no Brasil. No entanto, enfatizamos neste artigo a importância de uma educação crítica que subverta as relações de poder impostas pela casa grande, que era a única detentora do direito à educação. Dessa forma, a educação crítica possibilita que professores de inglês no Brasil desmantelem a casa grande valorizando sua identidade racial e de seus alunos diante da língua inglesa como língua franca na atualidade.

Palavras-chave: Casa Grande, Identidade, Professores Negros de Inglês, Educação Crítica.

 

Abstract

This work aims to promote a critical reflection on the Brazilian educational system, based on white supremacy and its implication for the two-ness in the identity of black English teachers in Brazil. Therefore, in this essay, we emphasize the importance of a critical education that subverts the power relations imposed by the master’s house, which was the only holder of the right to education. In this way, critical education allows English teachers in Brazil to dismantle the master’s house, valuing their racial identity and that of their students in the face of English as a Lingua franca today.

Palavras-chave: The master’s house, Black English teachers, Critical Education.

 

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo una reflexión crítica sobre el sistema educativo brasileño, basado en la supremacía blanca y sus consecuencias para la identidad dual de los profesores negros de habla inglesa en Brasil. Sin embargo, en este artículo destacamos la importancia de una educación crítica que subvierte las relaciones de poder impuestas por la casa grande, que era la única titular del derecho a la educación. De esta manera, la educación crítica permite a los profesores de inglés en Brasil desmantelar la casa grande, valorando su identidad racial y la de sus alumnos frente al inglés como lengua franca hoy.

Palabras Clave: La casa del maestro, Profesores de inglés negros, Educación crítica.

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Author Biographies

Letícia Fernanda Carvalho Silva, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Letras (Portugues/Inglês) pela Universidade Federal de Lavras.

Gasperim Ramalho de Souza, Universidade Federal de Lavras

Professor do Departamento de Estudos da Linguagem/UFLA.

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Published

2021-04-28

How to Cite

Silva, L. F. C., & de Souza, G. R. (2021). USING THE MASTER’S TOOL TO DISMANTLE THE MASTER’S HOUSE: The two-ness in the construction of black English teachers’ identity in Brazil. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(8). Retrieved from https://cajapio.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/15266

Issue

Section

Artigos