METHODOLOGICAL PATH IN A DISSERTATION ON BLACK TEACHERS WOMEN

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.15

Keywords:

black women teachers, methodology, epistemology, research

Abstract

Diving into the reality of the world of black women teachers was one of the most powerful challenges I encountered along this research path. Through this study developed in the research line identities, cultures and differences of the Graduate Program in Education, PPGEdu, of black women teachers and their experiences through themselves, within a vision of black feminist thought in education, it was possible to think of an investigation with the method of oral history as the basis of an alleged methodology of epistemic decolonization. Using epistemologies from women authors and authors with dense writings on Afro-diasporic, Afro-feminist and Afro-Brazilian issues. An epistemology with principles referring to: lived experience as confirmed of significance; the use of dialogue to assess knowledge; ethics of care in emotions; ethics of personal responsibility; as black women as agents of knowledge. When investigating with this look, it was not one warrior woman, but five who inspired us to discuss ways of doing research about her and with them. Thus, here we bring notes from a master's dissertation, with a focus on the methodological construction to transgress, at least a little, the inflexible system of the academy. We reiterate that it is a proposal, built on learning and knowledge that, as a tribute in each section, a sentence dictated by women black teachers who collaborated in this process.

 

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Author Biographies

Izabel Espindola Barbosa, Instituto Federal Farroupilha/ Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM na linha de pesquisa Docência, saberes e desenvolvimento profissional. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG (2021). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Aberta do Brasil, UAB /Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2017). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil,UAB /Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2012). Superior de Tecnologia em Marketing pela Universidade Norte do Paraná, UNOPAR (2007). Curso Superior de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional - EaD, do Instituto Federal Farroupilha (2021). Membra da ABPN Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Técnica Administrativa de Educação - Auxiliar de Biblioteca - do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante, ações afirmativas e relações étnico-raciais

Raquel Pereira Quadrado, Universidade Federal do Rio Grande FURG

Graduada em Licenciatura em Ciências - Habilitação Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestra em Educação Ambiental pela FURG, Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Realizou pós-doutorado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal). Atualmente é professora Associada do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCie). É Membro do Corpo Editorial da Revista Momento: Diálogos em Educação, vinculada ao PPGEDU-FURG. Foi coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola - SECADI/MEC (2010-2015) e coordenadora do PIBID nos sub-projetos Interdisciplinar e Licenciatura em Ciências (2017-2020). Foi docente e gestora na Educação Básica, tendo atuado no Ensino Fundamental e Médio (1991-2008) na rede pública de ensino. Tem experiência na área de Educação, Educação para a Sexualidade e Educação em Ciências, com ênfase na formação inicial e continuada de professores/as.

Eliane Almeida de Souza, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutoranda em Educação na UFRGS sob a orientação do professor Dr. Jaime José Zitkosky. PHD em Educação Ambiental na FURG sob a orientação do Dr. Vilmar Alves Pereira. Doutora em Educação formada pela UFRGS em 2017 sob a orientação de Arabela Campos Olivem e Jaime José Zitkoski com ênfase na implementação das Leis 10.639/03; 11.645; políticas de ações afirmativas; cotas raciais; direitos humanos, quilombolas e refugiados. Mestrado em Educação na UFRGS sob a orientação da Drª. Carmem Machado . três Pós-Graduações, sendo uma na UNIRITTER (Gestão da Educação em diferentes Espaços) e duas na UFRGS (Educação e Ética em Direitos Humanos e Saúde Mental coletiva (2008-2011) Em 2011 foi Coordenadora da Equipe da Diversidade da Secretaria Estadual de Educação do Estado RS, auxiliando na implementação da Lei 10.639/03; as questões quilombolas nos 497 municípios. Em 2013, foi Coordenadora de Projetos da Rede Escola de Governo (REG) acompanhando projetos educativos com as universidades na FDRH. Em 2014 Coordenou a Igualdade Racial da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, trabalhando a política do povo negro e dos direitos humanos nos 497 municípios do Rio Grande do Sul onde esteve a frente dos seguintes Comitês Estuais: Comitê Quilombola, Comitê da diversidade Religiosa, comitê dos DH e dos Refugiados do Estado do Rio Grande do Sul. Fundadora e Integrante do quadro do IAFRA- Instituto África América, que trabalha com as questões etnicorraciais, religiosidade de matriz africana e educação. Tem experiência na área da educação e da saúde mental, trabalha com a formação de professores; com as PANCs (plantas alimentícias não convencionais);. Também possui Mestrado em REIKI e além de Ialorixá é Terapêuta Holística. Possui artigos publicados na Argentina, Venezuela, Portugal, México, EUA e vários estados brasileiros tais como: São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, SC, e no Sul do Brasil abordando as temáticas referentes às politicas de ações afirmativas e as cotas raciais nas universidades brasileiras, questões religiosas de Matriz Africana; currículo e a formação de professores. ´´e a Proponente da Pedagogia Cosmocena para os Povos de Matriz Africana e autora do Livro A Pedagogia Cosmocena e a Afrocentricidade os Terreiros de Matriz Africana. 

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Published

2023-09-27

How to Cite

Barbosa, I. E. ., Quadrado, R. P., & Souza, E. A. de. (2023). METHODOLOGICAL PATH IN A DISSERTATION ON BLACK TEACHERS WOMEN. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 6(14), 276–287. https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.15