POR UMA EDUCAÇÃO TRANSGRESSORA: antirracista e decolonial.

Autores/as

  • Josiane Nazaré Peçanha de Souza Pedagogia- UFF. Educação em Direitos Humanos, Diversidade e questões raciais e sociais- UCAM. Mestranda em História-UERJ. Filiada a ABPN e do GPMC-UFRRJ. http://orcid.org/0000-0001-9774-9330

Resumen

Apresentamos uma pesquisa qualitativa participante, num projeto educativo desenvolvido numa periferia urbana fluminense, entre 2013/2014. Fortalecemos a Educação Antirracista e Decolonial através do ensino de história na Educação Infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josiane Nazaré Peçanha de Souza, Pedagogia- UFF. Educação em Direitos Humanos, Diversidade e questões raciais e sociais- UCAM. Mestranda em História-UERJ. Filiada a ABPN e do GPMC-UFRRJ.

ÁREA DE ATUAÇÃO:EDUCAÇÃO. Professora de Educação Básica na FME-NITERÓI. Orientadora Pedagógica em Duque de Caxias. Pedagogia - UFF. Especialista em Supervisão e Inspeção Pedagógica e em Educação em Direitos Humanos, Diversidade, questões raciais e sociais, pela UCAM. Mestra em ensino de História pela UERJ- PROFHISTÓRIA.

Citas

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afrobrasileira e africana. Brasília, 2004.

CANDAU, Vera Maria Ferrão; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e intercultural no Brasil. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n.01, p. 15-40, abr. 2010.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do Silêncio do Lar ao silêncio escolar: racismo, preconceitos e discriminação na educação infantil. São Paulo: Editora Contexto, 2004.

______. (Org.). Racismo e Anti-racismo na educação: repensando a escola. São Paulo. Selo Negro, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

HOOKS, Bell. Ensinando a trangredir: A Educação como prática da liberdade. São Paulo: 2017.

MIGNOLO, Walter. Histórias Globais projetos Locais. Colonialidade, saberes e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 2003.

¬¬¬_______. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgard. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, 2005.

MONTEIRO, Ana Maria. Os saberes que ensinam: o saber escolar. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de janeiro: Mauad X, 2010.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes. Educação e Militância Decolonial. – 1ª Edição- RJ: Editora Selo Novo, 2018.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. - 7. ed. Revista e atualizada - . Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

POLLACK, Michel. Memória, Esquecimento, Silêncio. In: Revista Estudos Históricos. V.2, n.3, 1989. p. 3-15.

_______. Memória e identidade social. In: Revista Estudos Históricos. V. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.

RATTS, Alex, DAMASCENO, Adriana A., Participação africana na formação cultural. In: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Curso de Educação em Extensão - Africanidades - Brasil. BRASÍLIA: CEAD, 2006.

SANTOS, Rocío Vera. Identidade e Etnoeducação como estratégia de representação e posicionamento político dos afro-equatorianos. In: PEREIRA, Amilcar Araújo. Por uma autêntica democracia racial? Os movimentos negros nas escolas e nos currículos da História. Revista História Hoje, v. 1, p. 111-128, 2015.

SOUZA, Josiane Nazaré Peçanha de. Nossos passos vêm de longe: o ensino de História para a construção de uma Educação Antirracista e Decolonial na Educação Infantil. 2018. 139f. Dissertação de mestrado em ensino de História – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.

WALSH, C. Interculturalidad y colonialidad del poder: un pensamento y posicionamento otro desde la diferencia colonial. In: LINEA, A.; MIGNOLO. W.; WALSH, C. Interculturalidad, descolonización del Estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del signo, 2003.

_______.(org.). Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. 1 ed., Equador: Abya Yala, v. 1, p. 15-18, 2013.

Publicado

2019-03-13

Cómo citar

de Souza, J. N. P. (2019). POR UMA EDUCAÇÃO TRANSGRESSORA: antirracista e decolonial. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 2(3). Recuperado a partir de https://cajapio.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/10098

Número

Sección

Artigos